COIMBRA,29 de Março de 2024

Urgência da Maternidade Bissaya Barreto vai encerrar durante dois dias

23 de Agosto 2019 Rádio Regional do Centro: Urgência da Maternidade Bissaya Barreto vai encerrar durante dois dias

A falta de obstetras vai levar ao encerramento da urgência da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, durante dois dias da próxima semana, conforme anunciou, hoje (23), a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

Entre as 21h00 de segunda-feira (26) e as 09h00 de terça feira (27), e durante todo o dia 31 de Agosto, a urgência da Maternidade vai então estar encerrada, obrigando os cidadãos a recorrerem à Maternidade Daniel de Matos, afirma a Ordem.

Além da falta de recursos humanos, a SRCOM denuncia, também, a incorrecta dotação de obstetras das duas maternidades de Coimbra.

Carlos Cortes, presidente da SRCOM, em declarações à Rádio Regional do Centro, refere que esta é uma situação de “grande gravidade, porque faltam obstetras nas duas maternidades. Neste momento são 77 obstetras. Para que tudo funcione com segurança e de forma adequada seriam necessários 90. E esta não é uma novidade, uma vez que a Ordem dos Médicos tem alertado o Ministério da Saúde, nestes últimos anos, para esta situação, que é das situações mais graves que encontramos nas maternidades em Portugal”.

“Ao mínimo problema […] não há outra solução se não fechar a maternidade. Todos os médicos estão no limite, todos os médicos estão a fazer muitos mais turnos do que aquilo que é permitido e recomendado e é impossível neste momento, pelo menos internamente, arranjar médicos que possam fazer esses turnos”, acrescenta o presidente.

“Entendemos que a solução de fechar a urgência tem de ser sempre a última solução. Tem de se tentar todos os esforços, o próprio Ministério da Saúde tem de se envolver nesta questão para tentar arranjar médicos obstetras que possam integrar a escala. […] penso que o Ministério da Saúde devia colocar essa questão como prioridade e arranjar um médico de outro hospital para poder completar a escala” impedindo assim que a Maternidade Bissaya Barreto encerre, não dando a resposta habitual às grávidas, afirma, ainda, Carlos Cortes.

 

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM