COIMBRA,24 de Maio de 2024

Universidade de Coimbra reconhecida como a instituição mais sustentável em Portugal

28 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra reconhecida como a instituição mais sustentável em Portugal

A Universidade de Coimbra recebeu mais um reconhecimento ao ser considerada a instituição de ensino mais sustentável em Portugal, de acordo com o ranking mundial Quacquarelli Symonds World University Ranking 2024 (QS WUR), divulgado hoje. Esta é a primeira vez que o indicador de sustentabilidade é incluído no QS WUR, e a Universidade de Coimbra conquistou a 154.ª posição no ranking global, destacando-se pela avaliação do impacto social e ambiental das universidades, bem como dos centros de ensino e pesquisa.

No ranking, foram considerados diversos critérios, desde o impacto dos antigos alunos na ciência e tecnologia para solucionar problemas climáticos até o impacto da pesquisa realizada nos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, expressou a sua satisfação com o resultado: “Uma vez mais, a Universidade de Coimbra é reconhecida como a universidade mais sustentável em Portugal e uma das mais sustentáveis do mundo. É com enorme satisfação que vemos também este prestigiado ranking a atestar os nossos esforços perante os desafios da sustentabilidade, depois de no início do mês termos sido reconhecidos pelo quarto ano consecutivo pelo Times Higher Education Impact Rankings.”

Além do reconhecimento pela sustentabilidade, a Universidade de Coimbra obteve uma classificação geral positiva no QS WUR 2024. Comparada à edição anterior, subiu 87 posições, ocupando agora o 351.º lugar entre mais de 1.500 universidades de todo o mundo, tornando-se o maior universo já analisado nesta avaliação.

A nível nacional, a Universidade de Coimbra também se destacou no indicador “International Students”, sendo considerada a segunda melhor universidade portuguesa na captação de estudantes internacionais.

A UC também obteve posições notáveis em outros indicadores globais, como “International Research Network” (153.º lugar), que reflete a capacidade das instituições para diversificar sua rede de pesquisa internacional, “Academic Reputation” (304.º lugar), que avalia a percepção dos docentes e pesquisadores de todo o mundo sobre as melhores instituições de pesquisa, e “Citation per Faculty” (329.º lugar), que avalia o número médio de citações por docente/pesquisador.

O QS WUR também avaliou o desempenho da Universidade de Coimbra em relação a outros indicadores, como “Employment Outcomes”, “Employer Reputation”, “Faculty Student Ratio” e “International Faculty”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM