COIMBRA,13 de Abril de 2024

Universidade de Coimbra promove ciclo de música Orphika com 40 concertos

27 de Outubro 2022 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra promove ciclo de música Orphika com 40 concertos

Cerca de quatro dezenas de concertos compõem a programação do ciclo de música Orphika, que a Universidade de Coimbra (UC) pensou para levar a vários pontos da cidade, de 8 de Novembro a 8 de Dezembro.

“Temos este ano um programa em que são apresentadas 36 produções novas, algumas delas terão mais de uma apresentação, o que significa que rondará as quatro dezenas de concertos e performances de vários tipos”, informou o vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

Durante a apresentação do programa da quarta edição do ciclo de música Orphika, que decorreu no Paço das Escolas da UC, Delfim Leão indicou que ao longo de um mês serão apresentadas 36 produções diferentes, a que se juntarão seis eventos convergentes.

“Há muitos concertos que ocorrem no espaço da Universidade, mas também em outros lugares da cidade: a ideia de que toda a cidade é um palco”, acrescentou.

Para este ano está previsto um programa muito forte, “o mais forte” dos quatro anos que o evento já leva, e que teve em conta o facto de este ano se celebrarem os 200 anos da independência do Brasil e os 20 anos da independência de Timor-Leste.

O ciclo de música Orphika arranca no dia 8 de Novembro com Armandinho Macêdo, “uma figura conhecida da música popular brasileira”, que actuará no Conservatório de Música de Coimbra.

O vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta destacou ainda o concerto de música erudita no dia 10 de Novembro, no Teatro Académico Gil Vicente, para assinalar os 450 anos da publicação de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.

Já “Os Sons de Timor” chegam em 11 de Novembro, ao ateliê da Fábrica.

“Neste mês, teremos também um evento cultural muito importante, que é o Conselho Cultural Mundial, nos dias 29 e 30 de Novembro. Faz parte das actividades de dia 29 um concerto sobre os sons do século XVII, que irá ocorrer no Teatro Académico Gil Vicente”, indicou.

Pela primeira vez em Coimbra estará Sofia Escobar, “uma das vozes mais respeitadas do teatro musical”, que actuará no Convento São Francisco, em 4 de Dezembro.

Também o concerto de encerramento do ciclo de música Orphika terá lugar no Convento São Francisco, com a Cantata de Natal “O Pássaro Azul”, de Paulo Bernardino, com a Orquestra Clássica do Centro.

“Este concerto de encerramento tem a ver com uma figura grada à cidade, António Arnaut, que, além de político, era também poeta, e intervinha muito activamente na actividade cívica e cultural”, apontou.

A maioria dos concertos que compõem o programa da quarta edição do ciclo de música Orphika, organizado pela Universidade de Coimbra, tem entrada gratuita.

“Uma das nossas preocupações é tentar garantir que ninguém fica de fora por questões financeiras”, concluiu.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM