COIMBRA,21 de Abril de 2025

Universidade de Coimbra integra projecto para promover ambientes de trabalho saudáveis

13 de Março 2025 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra integra projecto para promover ambientes de trabalho saudáveis

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é uma das instituições que integra o projecto “WinWORK: Criação de Ambientes de Trabalho Saudáveis para a Promoção de Qualidade de Vida e Bem-estar nos Locais de Trabalho”, uma iniciativa transfronteiriça co-financiada pela União Europeia, através do Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha-Portugal. Este projecto visa melhorar a saúde e o bem-estar no ambiente laboral, utilizando tecnologias imersivas, como a realidade virtual, em conjunto com intervenções multidisciplinares.

De acordo com Ana Luísa Pinto, professora do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e líder do projecto na Universidade de Coimbra, “o objectivo principal é a co-criação de soluções para ambientes de trabalho mais saudáveis, com a participação activa das partes interessadas”. A FCTUC, através de um consórcio de investigadores das áreas de engenharia, psicologia e sistemas, assume um papel central no desenvolvimento e implementação do projecto.

A equipa da Universidade de Coimbra conta com a colaboração de vários especialistas, incluindo Paulo Menezes e Helder Araújo, professores do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores e investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica, Carla Carvalho e Lisete Mónico, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, e os investigadores José Pinto Gouveia, Bárbara Monteiro, Telma Alves e Nuno Moita.

A principal inovação do WinWORK é a utilização de tecnologias imersivas, como a realidade virtual, para criar cenários interactivos que promovem o mindfulness, ajudando os trabalhadores a reduzir o stress e a desenvolver competências socio emocionais. Estas experiências, realizadas com óculos de realidade virtual, proporcionam um ambiente seguro e eficaz para o treino de habilidades que visam a redução dos riscos psicossociais no local de trabalho.

O projecto, que envolve seis organizações de Portugal e Espanha, abrange três sectores principais: indústria, serviços e saúde. Para identificar as empresas que poderão beneficiar das intervenções, está a ser realizado um levantamento através de um questionário online, que será distribuído pelas redes da Associação Empresarial de Portugal, da Cámara de Comercio de Salamanca e da Cámara de Comercio de Badajoz.

Ana Pinto destaca que este estudo inicial permitirá avaliar aspectos como a cultura organizacional, a liderança e as condições de trabalho, preparando o terreno para o desenho de intervenções colaborativas. “O WinWORK pretende transformar os ambientes de trabalho, promovendo segurança, saúde e inclusão, beneficiando não apenas as organizações directamente envolvidas, mas toda a comunidade que se interessa por esta temática”, sublinha a responsável.

Liderado pelo Instituto Politécnico do Porto, o consórcio inclui ainda parceiros como a Associação Empresarial de Portugal, a Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Badajoz, a Fundación Centro de Cirugía de Mínima Invasión, o Instituto Politécnico da Guarda e a Universidade de Salamanca.

Com o foco na inovação, colaboração e uso de tecnologia avançada, o WinWORK tem o potencial de estabelecer um novo paradigma para a saúde laboral em Portugal e Espanha, contribuindo significativamente para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida nos locais de trabalho.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM