COIMBRA,21 de Outubro de 2025

Universidade de Coimbra integra consórcio europeu de apoio à integração de migrantes

21 de Outubro 2025 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra integra consórcio europeu de apoio à integração de migrantes

Um consórcio europeu de sete universidades, entre as quais a Universidade de Coimbra (UC), desenvolveu a KITE, uma nova plataforma digital multilingue concebida para facilitar a comunicação e promover a integração cultural de migrantes e refugiados.

Apresentada como um “quebra-gelo linguístico e cultural”, a KITE reúne num único espaço virtual um conjunto de recursos de comunicação básica — entre os quais um dicionário ilustrado, guias com os sons e letras do alfabeto de várias línguas e explicações sobre o significado de gestos e expressões comuns em diferentes países.

A iniciativa, financiada pelo projecto COMMUNIKITE, nasce da necessidade de dotar profissionais e voluntários que trabalham no acolhimento de refugiados de ferramentas simples, acessíveis e integradas, que possam ajudar a ultrapassar barreiras linguísticas no momento da chegada.

“Quem está na linha da frente do acolhimento de refugiados e migrantes não dispõe de instrumentos auxiliares de comunicação acessíveis, multilingues e concentrados num só espaço. A KITE surge precisamente para preencher essa lacuna”, explica Cristina Martins, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e coordenadora do projecto em Portugal.

Disponível online e de acesso gratuito, a plataforma oferece ainda informações práticas sobre o funcionamento dos países de acolhimento, um guia fonético em seis línguas (português, espanhol, francês, italiano, alemão e polaco), um catálogo de comunicação não verbal e testemunhos de refugiados e migrantes de diferentes origens, incluindo Índia, Marrocos e Ucrânia — que partilham as suas experiências de adaptação.

Cristina Martins descreve a KITE como um “kit de primeiros-socorros linguísticos e culturais”, que apoia os recém-chegados na fase inicial de adaptação.
A versão portuguesa já conta com conteúdos traduzidos em inglês e ucraniano, sendo prevista a inclusão de novos idiomas.

O consórcio responsável pelo projecto é liderado pela Universidade de Salamanca (Espanha) e integra ainda as Universidades de Bolonha (Itália), Heidelberg (Alemanha), Poitiers (França), Kiev (Ucrânia) e Varsóvia (Polónia), para além da Universidade de Coimbra.

Da equipa portuguesa fazem também parte as docentes da FLUC Carla Ferreira, Conceição Carapinha, Isabel Pereira, Isabel Santos, Liliana Inverno, Sara Sousa e Tânia Ferreira, o docente Rui Pereira, Celeste Vieira, do Núcleo de Ensino a Distância, e o estudante de mestrado Nuno Alves.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM