COIMBRA,24 de Abril de 2024

Universidade de Coimbra estabelece nova cátedra para impulsionar cuidados paliativos

19 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra estabelece nova cátedra para impulsionar cuidados paliativos

A Universidade de Coimbra (UC) assume um compromisso renovado com a melhoria dos cuidados paliativos em Portugal através da criação da Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos. Este projecto, que arranca este mês, é financiado com 55 mil euros pela Fundação Floriani, uma instituição italiana com um histórico de mais de quatro décadas dedicadas à optimização do cuidado e assistência a pessoas em fase terminal de doenças.

A cátedra, que terá a duração prevista até Fevereiro de 2027, será liderada por Bárbara Gomes, investigadora coordenadora da Faculdade de Medicina da UC (FMUC) e do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB). As áreas prioritárias para as actividades a desenvolver no âmbito deste financiamento serão apresentadas na próxima sexta-feira, dia 22, num evento a ocorrer no Auditório da Subunidade 3 da FMUC, das 15h00 às 17h00.

Bárbara Gomes sublinha a importância da nova cátedra: “Esta iniciativa visa apoiar actividades de formação, investigação e sensibilização na área dos cuidados paliativos, com o objectivo de impactar não apenas as instituições de saúde na região Centro, mas também em todo o país, através de iniciativas formativas e científicas”.

Durante o período de três anos, a equipa da cátedra promoverá diversas acções formativas presenciais e remotas, como conferências, cursos e seminários, direccionados para profissionais de cuidados de saúde primários, pediatria, oncologia e apoio à família.

No campo da investigação científica, a cátedra pretende impulsionar a produção de conhecimento nesta área em Portugal, incluindo a criação de novos projectos de investigação em colaboração com serviços clínicos, a publicação de artigos científicos e o envolvimento de jovens médicos na área dos cuidados paliativos.

Além disso, a equipa planeia desenvolver campanhas de sensibilização para destacar a importância dos cuidados paliativos e os desafios que enfrenta, contribuindo para uma sociedade mais informada sobre o acompanhamento no final da vida para doentes, famílias e profissionais de saúde. Está também prevista a organização de eventos públicos para debater este tema.

Bárbara Gomes salienta: “Os cuidados paliativos são cruciais para reduzir o sofrimento dos doentes e das suas famílias. É essencial que os profissionais de saúde estejam preparados para fornecer apoio nessa área”.

O lançamento oficial da nova cátedra contará com intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, do director da FMUC, Carlos Robalo Cordeiro, bem como dos representantes da Fundação Floriani, Paolo Floriani e Mateo Crippa. A conversa “Porquê esperar, o que podemos mudar já?” contará com a participação de Telma Vidinha, enfermeira com experiência pessoal no cuidado de familiares com doença oncológica, Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Coimbra, Margarida Ornelas, presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, e Catarina Pazes, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. O encerramento ficará a cargo de Rui Silva, presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos.

A cátedra contará com a colaboração de profissionais como Cândida Cancelinha, pediatra e coordenadora da equipa de cuidados paliativos pediátricos da Unidade Local de Saúde de Coimbra, Carlos Seiça Cardoso, médico de medicina geral e familiar, Judy Paulo, médica oncologista, e Mayra Delalibera, psicóloga clínica, todos da FMUC.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM