COIMBRA,19 de Março de 2025

Universidade de Coimbra destacada em revista de Engenharia Química no Reino Unido

11 de Outubro 2023 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra destacada em revista de Engenharia Química no Reino Unido

Um artigo sobre tecnologia de partículas, desenvolvido na Universidade de Coimbra, foi seleccionado para integrar o editorial de 2023 da prestigiada revista britânica “Chemical Engineering Research and Design”, pertencente ao “Institution of Chemical Engineers” (IChemE).

O trabalho científico é da autoria conjunta da professora Graça Rasteiro, docente no Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Com o título “Contribuições da Tecnologia de Partículas para os Principais Desafios do Século XXI. Uma Retrospectiva Preditiva como Oferta de Aniversário Especial para o IChemE” e publicado no campo da ‘Particle Technology’, o artigo foi escolhido entre os 408 artigos publicados na referida revista, na mesma área, ao longo do ano de 2022, destacando-se como o único com um investigador português na equipa de autores.

Este trabalho representa “um conjunto de ideias sobre os futuros desenvolvimentos da tecnologia de partículas e as suas aplicações em diferentes sectores, resultantes das sessões colaborativas entre os autores de distintas universidades europeias”, referiu Graça Rasteiro, coordenadora do laboratório de tecnologias de partículas do DEQ.

“Para além de abordarmos a trajectória desde os anos 70, década em que esta área começou a ganhar forma, concentramo-nos também na perspectiva futura e na contribuição que a tecnologia de partículas poderá oferecer para o avanço desta área nos próximos 100 anos”.

Segundo a investigadora, o convite para publicar neste domínio surgiu no ano passado, por ocasião do centenário do IChemE, o Instituto de Engenharia Química do Reino Unido.

A tecnologia de partículas é uma área interdisciplinar da engenharia que se ocupa de processos envolvendo partículas, seja no contexto de aerossóis, farmacêutica, medicina, solos, detergentes, ambiente, alimentação, entre outros. O primeiro laboratório neste domínio em Portugal surgiu em Coimbra, no DEQ.

O artigo destaca de que forma áreas como a energia, o controlo do aquecimento global e a medicina podem beneficiar dos avanços na tecnologia de partículas. Também é referido como a inteligência artificial (IA) e o ‘machine learning’ podem impulsionar o progresso nesta área, possibilitando melhorias nas técnicas de caracterização de partículas, como é o caso dos aerossóis. Além disso, o artigo enfatiza como a IA pode ser integrada para aprimorar os próprios processos, o seu controlo e o design de novos produtos baseados em partículas.

No texto, é ainda estabelecida uma ligação com a área farmacêutica e biomédica, prevendo-se que, no futuro, seja possível desenvolver “partículas inteligentes que, uma vez no nosso corpo, saibam onde se dirigir e, com base na informação recolhida do organismo, ajam e libertem o princípio activo no local adequado”.

O editorial de 2023 da “Chemical Engineering Research and Design” pode ser consultado através do link sciencedirect.com/journal/chemical-engineering-research-and-design/about/editors-choice e os artigos seleccionados estarão disponíveis até o dia 31.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM