COIMBRA,21 de Junho de 2021

Universidade de Coimbra celebra Semana Cultural em formato digital

22 de Fevereiro 2021 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra celebra Semana Cultural em formato digital

É já um marco a Universidade de Coimbra iniciar a Semana Cultural em dia de aniversário e este ano não foge à regra. Na próxima segunda-feira (01) a Universidade celebra 731 anos desde a sua fundação e inaugura, também, a 23.ª edição de um programa que conta com mais de três dezenas de espectáculo culturais, estendendo-se até 15 de Março.

O programa será diferente do habitual uma vez que vivemos, ainda, em situação pandémica. Contudo a instituição ajustou-se aos novos tempos e não quis deixar as tradicionais actividades de lado, sendo a Semana Cultural uma das que mais reconhecimento tem. “Esperávamos que esta Semana Cultural pudesse já ser feita com um regresso paulatino à normalidade. Não será exatamente assim, mas vamos celebrá-la em pleno”, declarou o vice-reitor da UC, Delfim Leão.

A edição deste ano tem como tema “Humanidade”, que nele representa, de forma síncrona e consciente, o desafio colectivo de viver nos dias frenéticos e de preocupação que se tem apoderado ao longo do último ano, despertando a resiliência, sensibilidade e a própria essência da humanidade.

Assim, face à adaptação às contingências do confinamento, a XXIII Semana Cultural da UC vai promover cerca de 30 espectáculos entre música, teatro, dança, performances, exposições, artes plásticas, instalações artísticas e actividades para crianças, tudo em formato online com transmissão no website https://www.uc.pt/culturaemdireto.

A Semana Cultural inicia a 01 de Março, como já é hábito, com um concerto pelas 21h30, da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, na Sala dos Capelos, e vai-se apresentar numa formação mais curta, uma orquestra de cordas, devido às limitações causadas pela pandemia.

Ao longo das celebrações vai poder ver-se performances como “Ocupação Literária: Restos. A Quebra do Poetry Slam” da Associação Académica de Coimbra (SESLA), “Performance e Instalação Artística‘Gil Mac’”da Linha de Fuga, “Ensaio Pan-Grémio” da Grémio Operário de Coimbra.

Este ano vai ainda haver espaço para as crianças que também podem assistir a várias actividades, como “Contos do Mundo Narrativas dos 5 Continentes” da cooperativa de Amigos e Famílias dos Jovens do Arco-Íris Brilhante e “Brincar de Humanidade é coisa séria” do Colectivo Universal Bella Rossi.

Algumas das iniciativas, como instalações artísticas e exposições, apesar de serem transmitidas “online”, vão prolongar-se no tempo para permitir a sua visita posterior no local, assim que a situação da pandemia o permitir.

No caso da 23.ª Semana Cultural, as candidaturas tiveram um aumento de quase 100%. “Isso permitiu-nos apoiar dezenas e dezenas de espectáculos que de outra forma não seriam realizados. Essa foi uma forma de mostrar a resistência, a capacidade de adaptação, mas também a obrigação que a Reitoria tem de dar este sinal, de dizer ‘não vamos desistir’. E a cultura é uma das melhores formas de o fazer, pois Humanidade é Cultura e Cultura é Humanidade”, afirmou o Vice-Reitor Delfim Leão.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM