COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a James Clark

2 de Maio 2023 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a James Clark

James Clark, Professor na Universidade de York (Reino Unido) e na Universidade de Fudan (China), vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC) esta quarta-feira, dia 3. A cerimónia decorre a partir das 10h30, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

Jorge Salvador será o Padrinho (apresentante), estando os elogios a cargo de Lígia Salgueiro (elogio do Doutorando) e de Maria Manuel Silva (elogio do padrinho). Os três são docentes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), que propôs a atribuição do Doutoramento Honoris Causa ao docente universitário, destacando o seu papel como “líder na área da química verde e sustentável, com o seu trabalho a ser aplicado no desenvolvimento de produtos químicos e farmacêuticos mais verdes por diversas empresas e vários centros de investigação”.

“A investigação do Professor James Clark é hoje aplicada em várias áreas, desde as biorrefinarias, à utilização de desperdício de alimentos como matéria-prima para produtos químicos e materiais ou à utilização de micro-ondas como uma via energeticamente eficiente para a valorização da biomassa”, refere a FFUC.

James Clark é professor na Universidade de York e na Universidade de Fudan. É internacionalmente reconhecido como líder na área da química verde e sustentável, com o seu trabalho a ser aplicado no desenvolvimento de produtos químicos e farmacêuticos mais verdes em parceria com empresas como a GSK, Pfizer, Sanofi ou Bayer e com vários centros de investigação europeus.

O desenvolvimento do kit de ferramentas “Chem21”, incluindo guias online para determinar o “verde” de processos sintéticos orgânicos e guias sobre selecção de solventes, foi um dos principais resultados da sua investigação, bem como a descoberta e desenvolvimento de materiais inovadores e sustentáveis.

Ao longo do seu percurso académico e de empreendedor recebeu inúmeros prémios, incluindo o prémio American Chemical Society – CEI por incorporação da sustentabilidade na Educação Química, o prémio da Royal Society of Chemistry – Prémio Química Verde, e mais recentemente o Prémio Europeu para a Química Sustentável.

Foi distinguido com o Doutoramento Honoris Causa por várias universidades europeias, incluindo a Universidade de Ghent (Bélgica), a Universidade de Leuphana (Alemanha) e a Universidade de Umea (Suécia).

Foi fundador da prestigiada revista líder mundial em química sustentável “Green Chemistry”, da Royal Society of Chemistry.

Tem colaborado com a Universidade de Coimbra, participando em trabalhos científicos que estiveram na génese de teses de doutoramento e de dissertações de mestrado. Na qualidade de Professor Visitante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra tem também participado, como conferencista, no Mestrado em Química Farmacêutica Industrial.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM