COIMBRA,19 de Abril de 2024

Unidade de Coimbra da ASAE apreende 11 toneladas de alimentos em Tondela

14 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: Unidade de Coimbra da ASAE apreende 11 toneladas de alimentos em Tondela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou a apreensão de cerca de 11 toneladas de alimentos que estavam num estabelecimento ilegal num anexo de uma moradia no concelho de Tondela.

A ASAE explicou, esta quarta-feira, que, nesse anexo, se procedia ao comércio ilegal de actividade grossista de produtos alimentares, como bacalhau, queijos e produtos à base de carne, sem que o local tivesse “Número de Controlo Veterinário exigível por lei face à necessidade de controlo de temperatura para os produtos alimentares em causa”.

No âmbito da ação da ASAE, foram apreendidos 10.104 quilos de bacalhau, 235 quilos de queijos e de 612 quilos de produtos à base de carne, no valor total de 73.789 euros, e foi suspensa a actividade “de entrepostagem de produtos de origem animal que exigem temperatura controlada”.

“Após realização de perícia efectuada por médico veterinário, constatou-se ainda que alguns dos referidos produtos, cerca de 800 quilos, encontravam-se em fase avançada de maturação e apresentavam bolores, bem como a data de validade ultrapassada, tendo sido instaurado o respectivo processo-crime”, acrescentou.

Esta acção foi realizada através da brigada especializada de indústrias de produtos de origem animal da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional de Coimbra.

A ASAE garantiu que continuará “a desenvolver acções de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM