COIMBRA,5 de Fevereiro de 2026

Uma centena de operacionais monitoriza margens do Mondego

5 de Fevereiro 2026 Rádio Regional do Centro: Uma centena de operacionais monitoriza margens do Mondego

A presidente da Câmara de Coimbra disse hoje que uma centena de operacionais está a monitorizar de forma permanente as sete zonas de risco de inundação no concelho, garantindo vigilância até dia 11 de Fevereiro.

“A ideia é que se façam permanentemente, dia e noite, reconhecimento e rondas, apoio à população, apoio na colocação de lonas no telhados e também fazer a interação com a GNR, a PSP e com a Polícia Municipal”, afirmou Ana Abrunhosa, numa conferência de imprensa, em Coimbra.

Entre os 100 operacionais, estão Bombeiros Sapadores de Coimbra, com o apoio de elementos de corporações de Tábua, de Mortágua ou da Mealhada, além de fuzileiros e elementos do Exército, divididos por três sectores ao longo das margens do rio Mondego.

As principais preocupações no concelho são as quedas de muros, taludes e árvores, assim como deslizamentos de terras e barreiras e as inundações, segundo a autarca.

“No âmbito da vigilância, verificámos as condições do dique, as condições de risco para algumas famílias ou para algumas explorações agrícolas e agimos. E quando é preciso chamamos o apoio que é necessário, consoante a circunstância”, acrescentou.

“Até dia 11 de Fevereiro não vamos sair do terreno”, garantiu Ana Abrunhosa, lembrando que a previsão é que continue a chover até essa data, com um pico esperado para dia 8 de Fevereiro.

Aos jornalistas, a autarca afirmou que os diques continuam a ser vigiados e as situações que merecerem atenção serão reportadas à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), sem que tenham sido identificadas situações de risco.

“Estamos a acompanhar, a monitorizar. Não identificámos nenhuma situação especialmente preocupante. Não há riscos elevados. Há sempre um risco, que esse nunca é zero”, explicou Abrunhosa, numa referência à possibilidade de rebentamento de diques.

Com várias estradas cortadas, a autarca reforçou o apelo às populações para evitar comportamentos de risco, entre eles, frequentar e estacionar nas zonas ribeirinhas.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM