COIMBRA,14 de Julho de 2024

ULS de Coimbra não vai manter Centros de Saúde abertos ao fim-de-semana

11 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: ULS de Coimbra não vai manter Centros de Saúde abertos ao fim-de-semana

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra decidiu que não vai manter o alargamento de horário ao fim-de-semana nos Centros de Saúde, face à estabilização da afluência ao serviço de Urgência hospitalar.

“A ULS de Coimbra centra agora as suas respostas numa melhor gestão do internamento hospitalar, não sendo neste momento necessário manter o alargamento de horário ao fim-de-semana dos Centros de Saúde”, informou aquela estrutura.

Segundo a ULS, a abertura dos Centros de Saúde na cidade de Coimbra no fim-de-semana de 6 e 7 de Janeiro “teve enorme impacto na resposta dos serviços de Urgência da ULS de Coimbra”, com quase 400 doentes atendimentos “com qualidade e conforto”.

Neste momento, a situação do serviço de Urgência “está estabilizada”, mas “importa referir a importância dos Centros de Saúde na resposta à doença aguda durante o período normal de funcionamento, evitando assim que milhares de pessoas recorram ao serviço de Urgência”.

Face à situação epidemiológica das últimas semanas, a ULS de Coimbra implementou medidas adicionais, que passaram também pelo aumento de camas, reforço das equipas médicas e articulação com a Segurança Social para que as estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) reforçassem os cuidados médicos e de enfermagem, antes de enviarem os utentes para os serviços de Urgência.

Até quarta-feira estiveram adiadas as cirurgias convencionais de doentes não prioritários, mantendo-se as cirurgias programadas para doentes “internados do foro de ortopedia e especialidades cirúrgicas sediadas no Bloco de Celas e Cirurgia Cardiotorácica”.

A ULS de Coimbra integra o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), constituído pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital Geral, Hospital Pediátrico e maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos, Hospital Sobral Cid, mais o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de Cantanhede, e o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, na Tocha (concelho de Cantanhede).

Fazem ainda parte as unidades dos agrupamentos de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte e os Centros de Saúde de Coimbra – Celas, Eiras, Fernão Magalhães, Norton de Matos, Santa Clara e São Martinho do Bispo – de Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Mira, Mortágua e Penacova.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM