COIMBRA,16 de Junho de 2024

ULS de Coimbra celebra Dia do Doente em Pampilhosa da Serra

8 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: ULS de Coimbra celebra Dia do Doente em Pampilhosa da Serra

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra vai assinalar, sexta-feira, dia 9, o Dia Mundial do Doente em Pampilhosa da Serra, no Auditório Municipal do Edifício Monsenhor Nunes Pereira.

O Grupo “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem” da ULS Coimbra, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e com a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, assinalam a efeméride com o evento “Literacia em saúde: um modo de olhar a pessoa doente”.

Esta iniciativa pretende ser “mais um espaço para dar voz a cidadãos que experienciam a doença e, simultaneamente, um momento de reflexão para a importância da literacia em saúde, enquanto determinante de saúde promotora do bem-estar e qualidade de vida da sociedade”.

A sessão de abertura será pelas 10h30h e contará com a participação do presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, do presidente e da enfermeira directora da ULS Coimbra, a presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, o presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e Berta Augusta, coordenadora do Grupo da Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem.

Haverá, ainda, no período da manhã, dois painéis: pelas 11h00, “Literacia em saúde, um modo de olhar a pessoa doente” e, pelas 12h30, “Um novo olhar sobre a pessoa doente – histórias com rosto”.

A sessão de encerramento está marcada para as 15h30h, com a vice-presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, e inclui um momento cultural, pelas 16h00.

Durante todo o evento vai estar patente uma exposição de arte, sendo os autores pessoas que convivem com a doença.

A iniciativa vai ter transmissão em directo nas redes sociais da ULS de Coimbra, Facebook e Youtube.

O Dia Mundial do Doente celebra-se a 11 de Fevereiro, data que foi instituída em 1992 pelo Papa João Paulo II, e visa sensibilizar para a importância de apoiar todos os doentes.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM