COIMBRA,29 de Outubro de 2025

UC participa em projecto para melhorar a resiliência das florestas a incêndios

19 de Outubro 2019 Rádio Regional do Centro: UC participa em projecto para melhorar a resiliência das florestas a incêndios

Na próxima segunda-feira (21),  entre as 14h00 e as 17h30, o Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), situado no aeródromo da Lousã, recebe um encontro no âmbito do projecto europeu de investigação “Resilient Forest” (www.resilientforest.eu).

Cofinanciado pelo Programa LIFE+ da União Europeia, este projecto tem a participação de uma equipa do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (CEIF/ADAI), da FCTUC.

De acordo com comunicado enviado à redacção, o objectivo desta investigação é “promover uma abordagem integrada de gestão florestal à escala da bacia hidrográfica visando melhorar a resiliência das florestas a incêndios, escassez de água, degradação ambiental e outros efeitos induzidos pelas mudanças climáticas”, referem os cinco investigadores do CEIF/ADAI que participam no estudo.

Além da apresentação do Resilient Forest, que é coordenado pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha), neste encontro serão igualmente expostos e debatidos os projectos de índole ambiental que têm vindo a ser desenvolvidos na bacia hidrográfica do rio Ceira, que é um dos casos de estudo neste projecto.

O encontro conta com a presença de várias câmaras municipais e inclui ensaios de desfiladeiro.

A participação é livre e gratuita, mas deve ser formalizada através do endereço electrónico: miguelalmeida@adai.pt.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM