COIMBRA,24 de Abril de 2025

UC participa em estudo que revela como o cérebro aprende com experiências

18 de Outubro 2024 Rádio Regional do Centro: UC participa em estudo que revela como o cérebro aprende com experiências

A Universidade de Coimbra (UC) participou num estudo que revelou informação fundamental sobre a forma como o cérebro aprende com as experiências vivenciadas e antecipa potenciais acontecimentos futuros, informou hoje aquela instituição de ensino superior.

“A equipa de investigação estudou o hipocampo e o córtex entorrinal – regiões do cérebro cruciais para a memória e a aprendizagem – em indivíduos submetidos a procedimentos clínicos”, disse a UC.

O primeiro autor do estudo e investigador do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da UC, Pawel Tacikowski, referiu que “a capacidade de reconhecer padrões e antecipar potenciais eventos futuros é uma parte essencial da aprendizagem humana”.

Segundo a UC, estudos anteriores recorreram a técnicas de neuroimagem, como a ressonância magnética funcional, para estudar a forma como estes processos ocorrem no cérebro.

“No entanto, este tipo de métodos não permite uma observação directa da actividade neuronal”.

Já neste estudo, recentemente publicado na revista Nature, os investigadores conseguiram registar a actividade neuronal de células individuais em tempo real, permitindo uma nova compreensão dos processos de codificação cerebral.

Os participantes no estudo visualizaram uma série de imagens numa sequência específica, sem que lhes tivesse sido dito para memorizarem ou preverem nada.

“Surpreendentemente, os neurónios do hipocampo e do córtex entorrinal ajustaram gradualmente a sua actividade para reflectir o padrão subjacente, mostrando que o cérebro foi capaz de aprender implicitamente a estrutura da sequência e construir um mapa mental de ‘quando’ e ‘o quê’ se seguiria”, afirmou a UC.

Os investigadores observaram também que os neurónios activaram o mesmo padrão espontaneamente: pensa-se que esta actividade de repetição é a forma como o cérebro consolida a aprendizagem.

Os resultados obtidos permitem compreender melhor como o cérebro codifica e memoriza a sequência das experiências vivenciadas, combinando informação sobre “o que” acontece e “quando”, permitindo assim antecipar comportamentos futuros.

Além do primeiro autor, Pawel Tacikowski, são co-autores do estudo os investigadores Güldamla Kalender, Davide Ciliberti, e Itzhak Fried.

A investigação decorreu na Universidade da Califórnia, Los Angeles (Departamento de Neurocirurgia), no Instituto Karolinska (Departamento de Neurociências) e na UC.

Fonte: Campeão das Províncias

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