Perante a diminuição do número de estudantes em programas de ensino superior de turismo, um consórcio que junta quatro universidades europeias, entre elas a Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver o projecto The Future of Tourism Education (TourEdu).
O TourEdu pretende contribuir para que as instituições de ensino superior implementem programas educativos mais sólidos contribuindo, desta forma, para uma melhor qualificação de profissionais de turismo.
Na UC, o projecto é coordenado pelos docentes do Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras (FLUC), Carlos Cardoso Ferreira e Cláudia Seabra, que explicam que “a oferta de programas de ensino em turismo tem vindo a diminuir e/ou a reconfigurar-se em toda a Europa, devido à diminuição gradual do número de estudantes”.
Os docentes sublinham que esta situação “é uma preocupação crescente para a actividade turística, uma vez que o número de profissionais qualificados disponíveis para o sector está a diminuir, ao mesmo tempo que o turismo continua a crescer”.
O TourEdu, que vai estar em curso até 2028, pretende “contribuir para inverter esta tendência, desenvolvendo propostas para uma oferta educativa mais flexível, dirigida tanto a jovens como a adultos já inseridos no mercado de trabalho”, avançam Carlos Cardoso Ferreira e Cláudia Seabra.
Para tal, o projecto vai desenvolver diversas actividades, nomeadamente “o mapeamento das competências necessárias nas actividades de turismo e hotelaria e o desenvolvimento de abordagens educativas alternativas para os estudos em turismo, criando e avaliando percursos formativos melhor adaptados às necessidades, atuais e futuras, de emprego no setor, mas, ao mesmo tempo, mais inclusivos e centrados nos formandos”, revelam os docentes da Universidade de Coimbra.
Paralelamente, o TourEdu, como explicam Carlos Cardoso Ferreira e Cláudia Seabra, visa “promover dinâmicas inovadoras e cocriativas no desenvolvimento de métodos de ensino e formação no setor do turismo e da hotelaria”.
“A equipa da UC vai participar em todos os grupos de trabalho do projeto, liderando o grupo 3, que vai dedicar-se à cocriação e avaliação de novas abordagens formativas em turismo”, partilham os docentes.
O TourEdu é financiado pelo Programa Erasmus+, através das Acções KA220-HED – Cooperation Partnerships in Higher Education. O projecto tem um financiamento de 400 mil euros, sendo liderado pela Western Norway University of Applied Sciences. Além da UC, conta com a participação da Turku University of Applied Sciences (Finlândia) e da Business Academy SouthWest (Dinamarca).
Cláudia Seabra e Carlos Cardoso Ferreira e (foto: Francisco Soares de Oliveira)
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM