COIMBRA,23 de Maio de 2025

UC: Cientistas descobrem novo mecanismo da infecção pela bactéria Salmonella

9 de Junho 2021 Rádio Regional do Centro: UC: Cientistas descobrem novo mecanismo da infecção pela bactéria Salmonella

Um estudo internacional liderado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) revelou um novo mecanismo de infecção específico da Salmonella, que pode ser importante para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para travar infecções causadas por esta bactéria.

“Trata-se de um novo mecanismo que aumenta o nosso conhecimento sobre as interações complexas estabelecidas entre as nossas células e os microrganismos, neste caso a bactéria Salmonella”, refere Ana Eulálio, líder do estudo e investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Em comunicado, a UC salienta que estes dados, obtidos através de estudos em células e em modelos animais, podem vir a desempenhar “um papel crucial no impedimento da progressão da infecção por esta bactéria”.

Miguel Mano, investigador do CNC e docente da FCTUC, e também autor do estudo, esclarece que “o conhecimento dos mecanismos moleculares explorados pela Salmonella pode possibilitar o desenvolvimento de estratégias terapêuticas capazes de bloquear a disseminação da infecção”.

“Geralmente, as células do corpo humano quando são infectadas por vírus ou bactérias comunicam com as células vizinhas saudáveis para orquestrar uma resposta contra a infecção”, o que não acontece com as células infectadas por Salmonella, que libertam proteínas que facilitam a infeção das células vizinhas.

Por esta razão, refere o estudo, “foi necessário avaliar e identificar ‘moléculas-chave’ envolvidas no processo de infecção e disseminação, para melhor compreender onde actuar para impedir a infecção”.

A infecção provocada por esta bactéria ocorre após a ingestão de alimentos contaminados e afecta principalmente o trato digestivo, provocando enjoos, cólicas, diarreia, febre e vómitos.

A investigação liderada por cientistas da UC contou com a colaboração das Universidades de Würzburg (Alemanha) e de Córdoba (Espanha) e dos Institutos de Ciências Matemáticas e de Homi Bhabha (Índia).

Agência LUSA

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM