COIMBRA,9 de Novembro de 2025

Turismo de Portugal aposta no interior

22 de Setembro 2025 Rádio Regional do Centro: Turismo de Portugal aposta no interior

O Turismo de Portugal assinou esta segunda-feira, em Coimbra, contratos de financiamento no valor de 16,6 milhões de euros destinados a apoiar 37 projectos turísticos no interior do país. O investimento global associado ascende a 25,8 milhões de euros e insere-se na Linha +Interior Turismo, programa que visa reforçar a competitividade e a sustentabilidade do sector em territórios de baixa densidade.

A cerimónia decorreu na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) e contou com a presença do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, da presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

O apoio agora formalizado abrange quatro regiões. No Norte, foram contemplados 10 projectos, com 3,6 milhões de euros, em áreas como a valorização do património cultural e religioso, nomeadamente os Caminhos de Santiago, e o desenvolvimento de turismo de natureza, astroturismo, termalismo e enoturismo.

O Centro concentra a maior fatia do investimento: 18 projectos beneficiam de 7,9 milhões de euros, com destaque para o turismo cultural, gastronómico e científico, bem como para iniciativas de requalificação de praias fluviais, parques biológicos e redes de aldeias.

No Alentejo, sete projectos somam 4,7 milhões de euros de incentivo, apostando na criação de centros de interpretação ambiental, valorização do património edificado e promoção do turismo gastronómico e criativo. Já no Algarve foram apoiados dois projectos, num total de 0,4 milhões de euros, centrados na qualificação das rotas pedestres, como a Via Algarviana e os Caminhos de Santiago.

Para Manuel Castro Almeida, “a formalização destes contratos representa um passo decisivo no compromisso de apoiar o desenvolvimento económico e social do interior do país”. O governante sublinhou ainda “o potencial transformador e regenerador do turismo para promover a coesão territorial”.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, destacou a relevância estratégica da medida: “Cada um destes trinta e sete projectos é uma peça fundamental para a construção de um sector mais resiliente, mais sustentável e mais competitivo a nível global. Com este impulso, estamos a capacitar os territórios para os desafios do futuro e a garantir que Portugal continua a ser um destino de excelência”.

A Linha +Interior Turismo foi concebida para valorizar os activos singulares dos territórios de baixa densidade, potenciando uma oferta qualificada e sustentável, geradora de emprego e de fixação populacional.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM