COIMBRA,4 de Março de 2024

Tondela: 17ª Semana Gastronómica do Cabrito estende-se por oito dias

7 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Tondela: 17ª Semana Gastronómica do Cabrito estende-se por oito dias

A Semana Gastronómica do Cabrito – Caramulo está de volta, decorrendo em duas semanas diferentes, primeiro de 8 a 11 e depois de 15 a 18 Junho. A organização está a cargo da Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, com o apoio do Município de Tondela e da Junta de Freguesia do Guardão.

Durante estes oito dias o cabrito vai ser o rei nas ementas de 17 restaurantes da região. Este ano há um número recorde de espaços de restauração aderentes. Estes estabelecimentos estão localizados em diversos pontos do concelho de Tondela e da Serra do Caramulo, abrangendo ainda os municípios de Vouzela, Águeda e Oliveira de Frades.

Tal como nas anteriores edições, a semana gastronómica visa a promoção da gastronomia da região, preservando um dos pratos típicos, o cabrito, assado no forno em assadeira de barro negro de Molelos.

O evento gastronómico serve também para alavancar uma actividade de extrema importância para o território, de forma que esta se mantenha, criando sinergias capazes de atrair os jovens para a pecuária, em particular para a criação de gado caprino na Serra do Caramulo, onde, tal como a nível nacional, tem-se verificado um decréscimo não só do número de efectivos, mas também de explorações.

Além destes oito dias em Junho, durante o resto do ano vários restaurantes espalhados pelo território serrano e pelo Vale de Besteiros têm cabrito nas suas ementas.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM