Depois de Lisboa, Porto, Londres, Salt Lake City e São Francisco, agora é a vez de Coimbra acolher um laboratório de inovação da Talkdesk – o TDX, uma startup fundada em 2011 e líder mundial no desenvolvimento de ‘software’ baseado em ‘cloud’ para centros de contacto.
O espaço foi inaugurado, ontem (29), na incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, uma escolha que foi relativamente fácil para os responsáveis da empresa, já que a intenção era “estar perto de talentos” e aqui encontraram não só essas pessoas como a importante parceria com a Universidade de Coimbra.
Este centro de investigação pretende, assim, “investir e criar emprego na região, procurando rentabilizar o potencial e o dinamismo do ecossistema tecnológico da cidade de Coimbra”, refere a Talkdesk.
No novo laboratório trabalham já 30 pessoas, mas a Talkdesk quer aumentar até aos 100 colaboradores até ao final deste ano. Este é, assim, o terceiro escritório da empresa em Portugal e o sexto em todo o mundo.
Segundo Marco Costa, director-geral da Talkdesk para a região EMEA, a empresa “teve a abordagem certa, no momento certo”, referindo-se à sua fundação, há oito anos. “O que queremos é mudar a forma como os ‘contact centers’ funcionam, porque sempre achámos que se podia fazer diferente e os ter uma experiência mais personalizada entre cliente e empresa”, revelou o responsável.
Para a Talkdesk, “a solução passa por tentar aproximar as pessoas às empresas que lhes prestam um serviço”, contudo, admite Marco Costa, 90 por cento das organizações ainda baseiam o seu trabalho em ‘softwares’ e não tanto na ‘cloud’, mas é “algo que está a mudar rapidamente”.
Em 2018, a Talkdesk investiu cerca de 100 milhões de dólares, sendo, segundo o director-geral “a empresa que mais cresce no mundo na área do ‘contact center’”.
Actualmente, a empresa produz toda a sua engenharia em Portugal, contando com mais de 500 engenheiros de ‘software’, mas acreditando que até final de 2020 conseguirão atingir a marca dos 1 000.
“Acreditamos que não há impossíveis, por isso não vamos parar por aqui e queremos continuar a inovar”, sublinhou Marco Costa.
Nesta cerimónia foi, ainda, apresentado o novo produto da Talkdesk – “Workforce Management” – baseado em inteligência artificial e que já é resultado do TDX de Coimbra.
O protocolo assinado com a Universidade de Coimbra permite, não só uma aproximação à academia, como “promover projectos de investigação e desenvolvimento e programas de investigação em contexto empresarial que a liguem aos alunos e aos investigadores”, além de que, a breve trecho, a Talkdesk irá patrocinar uma bolsa de estudo a estudantes de mestrado e doutoramento.
Teresa Mendes, presidente do IPN, diz-se sentir orgulhosa por “23 anos depois de actividade de incubação, o Instituto tem agora esta aceleradora de empresas, mantendo sempre um fluxo contínuo de projectos”.
Para a responsável, a vinda de uma empresa “com uma atitude inovadora e bem sucedida no mercado global, que demonstra a capacidade de inovação de Portugal é uma mais-valia”. “Queremos sempre fazer coisas melhores e diferentes, inovar, ter os melhores dos melhores connosco”, até porque, explica “aqui há condições únicas para parcerias”.
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