COIMBRA,2 de Dezembro de 2022

TAGV acolhe Festa do Cinema Francês de 26 a 29 de Outubro

4 de Outubro 2022 Rádio Regional do Centro: TAGV acolhe Festa do Cinema Francês de 26 a 29 de Outubro

O Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, retoma a programação da Festa do Cinema Francês, de 26 a 29 de Outubro, com a apresentação de 13 obras de diferentes géneros cinematográficos e que abrangem as diferentes secções da Festa: antestreias (filmes que vão estrear brevemente nas salas de cinema portuguesas), CineJovem (filmes para as os mais novos); Cinema à Mesa (cinema onde a gastronomia assume o papel central), Segunda Chance (filmes que já estiveram nas salas de cinema portuguesas e que agora podem ser revistos). A Festa arranca no dia 26 de Outubro com a antestreia do filme A Acusação de Yvan Attal, um drama judicial, que estreou no Festival de Veneza 2021, e que conta com as interpretações de Ben Attal, Suzanne Jouannet e Charlotte Gainsbourg.
No dia seguinte, são exibidos os filmes da secção CineJovem, nomeadamente Fahim, um filme sobre um rapaz oriundo do Bangladesh, que se muda para Paris e que, para obter asilo político, a sua única opção é tornar-se campeão de França no xadrez e que conta com a participação de Gérard Depardieu; e Adeus Rapazes, um filme de Louis Malle, de 1987, que arrecadou o Leão de Ouro no Festival de Veneza desse ano, cuja acção se situa na Europa fustigada pelo nazismo.
Da secção Cinema à Mesa, dedicada à gastronomia é exibido mais tarde “Delicioso”, um filme de época que se passa no alvorecer da Revolução Francesa. O dia termina com o thriller Um Intruso na Cave de Philippe Le Guay.
Já na sexta, dia 28 de Outubro, é apresentado Edmond, uma comédia histórica sobre o escritor Edmond Rostand que em Dezembro de 1897 começa a escrever a peça em que ninguém acredita e para a qual tem apenas o título “Cyrano de Bergerac”; e Ilusões Perdidas de Xavier Giannoli, um drama histórico sobre um jovem poeta desconhecido na França do século XIX que deixa a sua terra natal para tentar a vida em Paris. Mais tarde é exibido Golias de Frédéric Tellier, um thriller ecológico baseado em eventos reais; e por fim, Os Passageiros da Noite um filme de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg, cuja acção se passa em Paris nos anos 80 e que esteve na competição oficial do Festival de Berlim 2022 e que aqui integra a secção antestreias.
No último dia da Festa de Cinema Francês em Coimbra, é apresentado mais um filme de animação para os mais novos, As Aventuras de Lia, sobre uma perspicaz jovem órfã, que na companhia das suas três doninhas de estimação vai viver uma série de peripécias. Seguem-se dois filmes da secção Segunda Chance: Alta Costura de Sylvie Ohayon sobre os Esther, a chefe das costureiras no estúdio Dior, que se está prestes a reformar; e Casa de Repouso de Thomas Gilou, uma rara história de amizade entre um jovem criminoso obrigado a cumprir trabalho comunitário num lar de terceira idade, e um grupo de reformados que não está preparado para acolher este novo membro.
A Festa em Coimbra termina com Robusto, realizado por Constance Meyer, um filme que abriu a Semana da Crítica do Festival de Cannes 2021, e onde Gérard Depardieu e Déborah Lukumuena são os protagonistas.
A Festa do Cinema Francês integra a Temporada Portugal-França 2022, uma iniciativa que pretende fortalecer os laços entre os dois países e que conta com várias actividades culturais.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM