O Centro Qualifica da Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (EPTOLIVA), sediado em Tábua, é uma das 30 entidades seleccionadas que concorreram ao “Ler + Qualifica 2021”.
O projecto resulta de uma parceria do Plano Nacional de Leitura 2017 – 2027 (PNL 2027) com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), “dirigida à população adulta que frequenta processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), percursos de Educação e formação de Adultos (EFA), Formações Modulares (FM) ou Competências Básicas (CB) e, ainda, o Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), que lhes permitem obter uma certificação, com o objectivo de desenvolver e reforçar hábitos de leitura e escrita”, informou a EPTOLIVA.
O Centro passou a integrar a rede do “Ler + Qualifica”, constituída por 107 entidades dispersas pelo país, cujo objectivo é “contribuir para a qualificação da população adulta e promover o gosto, as competências de leitura e escrita e as práticas leitoras, desenvolvendo, de acordo com as orientações definidas, não só a literacia funcional e instrumental dos adultos, mas também a literacia literária”, disse a Escola.
Este novo desafio “pretende a dinamização de múltiplas actividades dirigidas a um público adulto muito heterogéneo, tradicionalmente afastado de uma vivência, enquanto leitores, mas agora comprometido em recuperar e desenvolver aprendizagens, fundamentais para os seus percursos de vida”.
Para além disto, pretende-se inspirar “os adultos a inscreverem-se em percursos de aprendizagem formal ao longo da vida e motivar os formadores, as escolas/centros qualifica e os parceiros externos envolvidos a desenvolverem dinâmicas de promoção das literacias da informação e da comunicação na população escolar adulta”, afirmou a EPTOLIVA.
Segundo a Escola, apesar da pandemia da covid-19, as iniciativas que constam no plano de acção apresentado na candidatura vão decorrer de modo presencial e digital, sendo adoptadas diferentes metodologias, (re)criadas actividades e recursos e elegendo como prioridade o desenvolvimento da autonomia e do uso competente das tecnologias por estes adultos em formação.
Depois de seis meses da inauguração do Centro Qualifica da EPTOLIVA, Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, parabeniza o trabalho que tem sido desenvolvido.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM