COIMBRA,27 de Novembro de 2021

Taberna Toca do Gato reconhecida como entidade de interesse histórico e cultural

7 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: Taberna Toca do Gato reconhecida como entidade de interesse histórico e cultural

O Executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem (6), uma proposta de reconhecimento da Taberna Toca do Gato como entidade de interesse histórico e cultural ou social local. O Executivo já tinha aprovado, na sua reunião de 25 de Janeiro, a intenção de candidatura da Taberna Toca do Gato, tendo a decisão sido submetida a um período de consulta pública de 20 dias. Esse período terminou sem que desse entrada na autarquia qualquer sugestão ou participação pública sobre o processo. Com a conclusão deste processo, a Câmara Municipal já reconheceu 19 entidades de interesse histórico e cultural ou social local.

A Taberna Toca do Gato existe, pelo menos, desde 17 de Junho de 1930, data de um alvará com a autorização de venda de vinhos pelo estabelecimento. Próximo da Portagem, em plena baixa de Coimbra, a entrada faz-se pela Rua dos Gatos (ou da Sota) e é precisamente uma escultura de um gato que tem à porta que lhe dá o nome. A candidatura confirma o histórico de actividade do estabelecimento no contexto académico e tradicional de Coimbra, com, presumivelmente, um século de actividade continuada, bem como uma actividade ininterrupta de restauração e convívio, destacando-se as referências de boémios da Academia dos inícios do século XX, bem como figuras históricas dessa época. A taberna é hoje uma referência histórica, sociológica e gastronómica da cidade.

A candidatura atesta o esforço do proprietário na preservação e conservação do património material, tendo sempre mantido os traços arquitectónicos e decorativos iniciais, que lhe dão o ambiente de taberna tradicional. Este é, pois, “um espaço de preservação da memória histórica colectiva, construída por anos de convívio da comunidade académica e frequência local, constituindo, assim, um inegável património imaterial, registado em testemunhos escritos e fotográficos”, lê-se na informação dos serviços municipais. A candidatura foi avaliada e foram confirmados todos os critérios necessários à obtenção do reconhecimento.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM