COIMBRA,4 de Março de 2024

Susana China apresenta o seu novo espectáculo no Convento São Francisco

12 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Susana China apresenta o seu novo espectáculo no Convento São Francisco

A cantora e compositora Susana China apresenta o seu novo espectáculo “Desassombrada…que se ensombra para não ficar sozinha”, no próximo dia 29 de Junho, às 21h30m, no Convento São Francisco (Sala D. Afonso Henriques), encerrando o ciclo programático “Santos de casa fazem milagres”.
Com um novo álbum de originais em preparação, este espectáculo será uma antevisão das suas próximas criações em diálogo com os dois álbuns já lançados.
O primeiro trabalho, Trapézio, foi lançado em 2018 e nomeado pelos The Independent Music Awards como melhor álbum de jazz vocal. Em 2019 edita o segundo álbum, Ponto de Fuga, em co-autoria com o guitarrista Guilherme Pinto. Neste segundo trabalho, deu continuidade a algumas das sonoridades do álbum anterior, acentuando em alguns temas o formato canção (mais definido e até mais evidente), procurando levar o ouvinte a identificar-se mais facilmente com as letras e com as melodias. A improvisação como linguagem e estética assumida esteve sempre presente nos seus trabalhos, embora de uma forma mais subtil no segundo álbum, pois a palavra,
maioritariamente em português, teve o papel principal em toda a narrativa de canções. De referir que outra característica, sempre evidente, nos trabalhos já editados e também no novo espectáculo, são as emoções inerentes à condição humana, e a sua observação, sem
estereótipos ou preconceitos que criem limites à criatividade e à diversidade.
Neste contexto, o espectáculo “Desassombrada…que se ensombra para não ficar sozinha”, surge de uma vontade de diversificação de linguagens musicais e geográficas, numa interligação natural da música, da palavra e da imagem, onde a beleza do som é reforçada num jogo de luz e sombras. Cada canção apresenta-se una na sobriedade do arranjo musical, e explora a improvisação vocal e instrumental como nichos estéticos e criativos.
Susana China é responsável pela concepção e composição do espectáculo, em parceria com o guitarrista Guilherme Pinto. Deste projecto também fazem parte o contrabaixista Carlos Garrote, desde 2019, e ainda o percussionista Quiné Teles, sendo este o mais recente elemento desta formação.
Os convidados que farão parte de algumas das apresentações – Hugo Gamboias, Joana Sayal, José Rebola e Vahid Rasouli – acrescentam a mais valia da comunicação entre várias estéticas, culturas e latitudes musicais presentes numa mesma história musical.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM