O sourense Francisco Pardal sagrou-se hoje campeão europeu de “downhill”, na categoria de elite, no decorrer do Campeonato da Europa da modalidade, realizado na Lousã.
Numa corrida de grande competitividade, disputada por 81 corredores, oriundos de 19 países, as condições climatéricas adversas, com muita chuva, vento forte e frio intenso, tornaram épico o triunfo do corredor de 27 anos.
Francisco Pardal desceu a pista de 2,43 quilómetros em 4’11’’30, batendo o francês Benoit Coulanges (Dorval AM) por apenas 110 milésimos de segundo.
“Esta vitória compensa todo o trabalho e significa uma força extra para as outras corridas, porque ainda estamos em início de temporada e há muitas corridas por diante. Vim com o objectivo de vencer. Sabia que não seria fácil, mas tinha a meu favor a pista ser ao meu gosto e estar a jogar em casa. Aproveitei esses factores, dei o meu melhor e estou muito feliz”, afirmou Francisco Pardal, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
O triunfo do atleta de Soure foi ´pré-anunciado´, pois o corredor português já ontem, na sessão cronometrada, conseguira o melhor registo. “Hoje as condições eram muito piores, choveu imenso na minha descida final. Senti que as dificuldades foram maiores, mas consegui dar a volta e fazer uma boa descida. Piorei dois segundos face ao tempo de ontem, o que foi muito bom”, explica o novo campeão da Europa de elite, que derrotou um lote de adversários de grande qualidade, entre os quais seis homens que se colocaram no top 10 do Europeu de 2017.
Os corredores portugueses conquistaram na Lousã seis medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM