COIMBRA,28 de Setembro de 2021

Soure: Rota TT das Degracias promove território e os seus produtos

6 de Abril 2019 Rádio Regional do Centro: Soure: Rota TT das Degracias promove território e os seus produtos

A Associação Cultural, Desportiva, de Solidariedade da Freguesia de Degracias, no concelho de Soure, promove, este fim-de-semana (6 e 7), a 8.ª edição da Rota do Queijo e do Vinho, em veículos todo-o-terreno (TT) e motos, procurando, mais uma vez, atrair visitantes à terra e aos seus encantos, desde a beleza natural aos produtos endógenos.

“No percurso do passeio turístico, de mais de 30 km, temos paragens em adegas e queijarias, para degustar o vinho e, além de provar, conhecer como se produz o queijo”, destaca ao TERRAS DE SICÓ o presidente daquela associação, Joel Nogueira, adiantando que são esperadas três centenas de participantes durante os dois dias do evento, vindos sobretudo dos distritos de Coimbra, Leiria, Aveiro e Santarém.

A concentração dos veículos e a visita turística aos pontos de atracção da freguesia começam às 16h00 deste sábado (6). Depois do jantar, com ementa regional, a noite terá animação musical abrilhantada por Graciano Ricardo. No dia seguinte (7), o pequeno-almoço acontece pelas 9h00, tendo a RoTTa (assim mesmo, com dois t´s, de Todo-o-Terreno) início uma hora depois. Após o almoço, alguns dos participantes mostram a destreza ao volante na pista de obstáculos de Degracias, terminando a jornada com a tradicional sopa da pedra. O Grupo de Concertinas Sons de Sicó “dará música” aos participantes nos diversos momentos de paragem para a degustação do que de bom a região apresenta.

Desejando que “ninguém se magoe, que as pessoas gostem e se divirtam, para voltarem”, o dirigente assegura que este se trata de um “evento consolidado” e que, pelo menos, nos próximos três anos, período do mandato dos actuais órgãos sociais da colectividade, tem “continuidade assegurada”.

Para trás a organização foi obrigada a deixar o Fim-de-Semana Gastronómico Sabores Serranos, criado em 2017 e que associou à Rota, ajudando a dinamizar a afluência à iniciativa, porém, “não conseguimos rentabilizar o investimento e suportar a despesa, pelo que não deu para continuar a suportar os seus custos”, explicou Joel Nogueira.

Além da Rota do Queijo e do Vinho, a Associação da Freguesia de Degracias promove ao longo do ano um vasto conjunto de iniciativas, “praticamente uma por mês”, mas o evento deste fim-de-semana continua a assumir-se como aquele que reúne mais participação.

Jornal Terras de Sicó

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM