COIMBRA,16 de Abril de 2024

Soure: Dezenas de eventos em seis dias de “S. Mateus” que começa amanhã

19 de Setembro 2018 Rádio Regional do Centro: Soure: Dezenas de eventos em seis dias de “S. Mateus” que começa amanhã

Dezenas de eventos em seis dias de festa. Assim será o S. Mateus 2018, que começa amanhã e se estende até terça-feira (25). O extenso programa desenrola-se por toda a vila de Soure, prometendo encher as ruas de gente para dias e noites de verdadeira azáfama. Concertos, dj’s, bailes, animação de rua, desporto, exposições e momentos solenes são alguns dos destaques. Paulo Carvalho, Anselmo Ralph, Quatro e Meia, Orelha Negra e Augusto Canário são os cabeça de cartaz desta festa, que conta com quatro palcos e música para todos os gostos.

A alvorada de 21 tiros desperta a vila amanhã de manhã, anunciando o início das festividades. Porém, a festa propriamente dita só começa ao final da tarde com a abertura da exposição de caricaturas da VI Bienal do Humor Luís Oliveira Guimarães “O Ciclo da Vida” (18h00). Mais tarde, arranca a feira das freguesias (18h30) e a FATACIS (19h00). Já a animação musical chega apenas ao escurecer, com o grupo de fados “Saudades de Coimbra” a inaugurarem o palco dos festejos (20h30). A noite termina com o concerto dos 50 anos de carreira do cantor, músico e compositor Paulo de Carvalho.

Na sexta-feira (21) comemora-se o feriado municipal com diversas cerimónias oficiais, nomeadamente a sessão evocativa do Dia Internacional da Paz e a cerimónia solene do Dia do Município, que inclui a atribuição de prémios aos melhores alunos do ensino secundário e a assinatura de protocolos com algumas instituições do concelho no âmbito da delegação de competências e dos contratos de serviços interadministrativos. A diversão chega ao cair da noite com a recriação do Café à Moda Antiga, na Praça Heróis Coutinho e Cabral (21h00), prossegue com um espectáculo da Remember Revival Band (22h00) e termina com um baile popular com a Big Banda (23h30, na Praça da República). Mas as atenções deste dia centram-se no Parque dos Bacelos onde actua o cantor angolano Anselmo Ralph.

No sábado (22), as actividades começam logo de manhã com o Concurso de Pesca Concelhio (9h30). Ao longo do dia haverá diversas actividades culturais e recreativas pelas ruas da vila, que terminam com a Noite de Folclore do Concelho de Soure (19h00). A animação nocturna começa na Av. Conselheiro Matoso, às 21h30, com o grupo Big Jovem a convidar a um pezinho de dança. Já no Parque dos Bacelos é a banda finalista do IV Concurso de Bandas de Garagem que dará o pontapé de saída (22h00) para uma grande noite, que prossegue ao som das bandas ‘Os Quatro e Meia’ e Orelha Negra. Pelo meio haverá o espectáculo PiroÁqua – Show Aquático (00h00). A diversão promete durar até de madrugada aos ritmos do dj Lima.

O domingo (23) começa com as cerimónias religiosas, que se repetem ao longo do dia na Capela de São Mateus. Depois de almoço, destaque para a Tarde de Folclore do Concelho de Soure (15h00, na Praça da República). À noite (21h30), a Av. Conselheiro Matoso é palco de mais um baile popular com Johnny & Emilie. Por sua vez, a animação no Parque dos Bacelos arranca, às 22h00, com um espectáculo dos Philarbúrdia, que juntará em palco o grupo de rock Balbúrdia com mais de 130 músicos das filarmónicas do Cercal e de Vila Nova de Anços. A noite termina ao som do dj Lima.

Na segunda-feira (24) aproxima-se a recta final do S. Mateus. Todavia ainda há tempo para o 18.º Torneio de Remo Adaptado “Sem Limites” (10h00) e para Pedro Tochas apresentar o espectáculo “Nariz Preto” (21h00, na Av. Conselheiro Matoso). Às 22h00, Augusto Canário e Amigos sobem ao palco do Parque da Várzea, ao mesmo tempo que os GMB convidam a um pezinho de dança na Praça da República.

O S. Mateus termina na terça-feira (25) com a comemoração do Dia da Família Sourense, cujo programa é inteiramente dedicado à comunidade local. O ponto de encontro é na Capela de São Mateus, onde será celebrada a missa de encerramento das festas (15h30), seguindo-se o tradicional pic-nic popular, animado pelo Grupo da Sagrada Família e as Concertinas de Granja do Ulmeiro. Um baile com a banda Celtas (21h00, na Praça da República) encerra as festividades.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM