Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) têm uma nova aplicação mobile que permite saber, em tempo real, informações sobre horários, itinerários, tempo de chegada dos autocarros às paragens, localização do autocarro, paragens mais próximas, bem como definir notificações da chegada de um autocarro a determinada paragem para uma gestão mais cómoda do momento de deslocação para a paragem. A nova aplicação SMTUC, que esteve em fase de testes nos últimos dois meses, já pode ser descarregada pelos utilizadores. E, de forma a melhorar a experiência dos clientes, os SMTUC estão também a implementar a renovação da imagem das placas de paragem.
Com esta aplicação, que já está disponível para as plataformas Android e iOS, os SMTUC pretendem melhorar a sua interação com os seus clientes, nomeadamente, na disponibilização de informação, em tempo real, referente aos autocarros em operação. Através da nova aplicação SMTUC, os clientes podem obter informação, em tempo real, sobre os tempos de espera dos autocarros para uma determinada paragem. Utilizando a opção “Próximo autocarro”, introduzindo o código de paragem ou o nome da paragem, escolhendo a linha pretendida, é possível aceder à informação do tempo de chegada do autocarro até à referida paragem, ao mesmo tempo, que é possível visualizar a localização actual de um autocarro e acompanhar o seu percurso. Já através da opção “Perto de Mim”, o utilizador pode identificar as paragens dos SMTUC nas proximidades.
A possibilidade de um utilizar identificar que linhas deve utilizar para ir de um ponto de partida para um ponto de chegada não foi esquecida, estando prevista na opção “Planear Rota”, em que se pode determinar um dia e uma hora diferente da atual. A aplicação disponibiliza ainda informações sobre “Títulos e Tarifas”, “Postos de Venda” (lojas próprias e agentes autorizados) e “Estacionamentos”, com detalhes sobre a localização de parcómetros e parques de estacionamento.
Quanto à vertente de interacção com os SMTUC, o utilizador tem também à sua disposição a opção “Apoio ao Cliente”, que pode ser utilizada para “Reclamação” (apenas para utilizadores registados), “Elogio”, “Opinião/Sugestão” ou pedido de “Informação”. Recorde-se que a aplicação SMTUC já tinha sido anunciada, em Março, pelo presidente do Conselho de Administração, Jorge Jesus, com o objectivo de facilitar o dia a dia dos passageiros.
Renovação da imagem das paragens
Paralelamente ao lançamento da app SMTUC, os Serviços Municipalizados iniciaram a renovação da imagem das paragens.
As novas Placas de Paragem, que já começaram a ser instaladas na cidade e cujo processo vai decorrer nas próximas semanas, além das habituais informações, vão conter o nome e o número exclusivo de cada paragem, bem como o número das Linhas que façam “Ponto de Horário” ou que terminem no local, devidamente distinguido dos restantes pela cor vermelha. Os SMTUC esperam que esta operação possa estar concluída até ao final do primeiro trimestre de 2025.
Esta atualização da imagem das paragens é ainda fundamental para que a experiência dos utilizadores na aplicação SMTUC possa ser mais intuitiva.
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