COIMBRA,5 de Março de 2024

SMTUC com máquina automática de bilhetes e carregamento de passes online

5 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: SMTUC com máquina automática de bilhetes e carregamento de passes online

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) têm à disposição, desde esta sexta-feira, uma máquina automática de venda e carregamento (MAVC) na Estação de Coimbra-B e uma nova plataforma digital de carregamento de passes.

A nova máquina, que permite a aquisição e o carregamento de títulos dos SMTUC, está disponível 24 horas por dia na Estação de Coimbra-B. A escolha deste local para a instalação da segunda MAVC dos SMTUC prende-se com a intenção estratégica de proporcionar uma maior comodidade aos passageiros que diariamente chegam à cidade por via ferroviária.

Recorde-se que os SMTUC têm já uma primeira MAVC instalada no piso inferior do Elevador do Mercado Municipal D. Pedro V e está prevista a colocação de mais duas MAVC, uma no Pólo I da Universidade de Coimbra e outra na zona do Largo da Portagem.

Esta tecnologia permite a aquisição e carregamento de títulos Viagem conVIDA, bem como o carregamento das mensalidades nos títulos Coimbra conVIDA, de acordo com o perfil de cliente associado (estudante, sénior, etc.). Com ecrã táctil intuitivo, estas máquinas aceitam pagamentos em numerário, cartões bancários (contactless) e ainda MBWay (através de QR Code), oferecendo aos utilizadores dos SMTUC uma grande flexibilidade.

Portal conVIDA

O momento serviu também para dar a conhecer o portal Coimbra conVIDA, que visa simplificar e agilizar os processos de carregamento de passes e de consulta de movimentos do cartão. Para já só é possível efectuar o carregamento dos títulos “Passe Rede Geral”, “3.ª Idade – Reformado/Pensionista por Incapacidade”, “Estudante” e “Sénior + – Reformado por Incapacidade +” , mas em breve será possível carregar outros.

Para efectuar o carregamento o utilizador deverá registar-se no portal utilizando o e-mail que associou à sua conta quando efectuou a personalização do passe na Loja SMTUC. Após a recepção do e-mail de confirmação de sucesso no registo bastará ao utilizador entrar no portal, associar o cartão de passe que dispõe, escolher o produto que pretende carregar no cartão e por fim, proceder ao pagamento. O carregamento ficará visível na primeira interação do cartão com a máquina de validação que se encontra nos autocarros SMTUC.

22 novos autocarros eléctricos

A actual presidente do Conselho de Administração, Ana Bastos, aproveitou a ocasião para anunciar a chegada de 12 novos mini-autocarros eléctricos e, ainda, de outros 10 novos veículos eléctricos standard, aquisição comparticipada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Os 22 novos autocarros aguardam apenas o processo de finalização de instalação do sistema de bilhética, prevendo-se que comecem a circular muito brevemente.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, aproveitou o momento para saudar “o árduo trabalho do Conselho de Administração agora cessante, dos trabalhadores e da directora-delegada, Maria João de Melo”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM