A Serra da Lousã vai acolher uma das primeiras 47 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) do país.
Recorde-se que a cerimónia de assinatura dos contratos do programa para a constituição destes instrumentos de gestão de espaços agro-florestais decorreu na passada segunda-feira (19), na Pampilhosa da Serra, tendo sido presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.
O Município da Lousã foi representado pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, que assinou o contrato relativo à primeira fase da AIGP Serra da Lousã que terá uma área aproximada de cerca de 900 hectares, onde se estima a existência de cerca de 140 prédios rústicos.
Segundo a autarquia da Lousã, “as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) visam promover a gestão e exploração comum dos espaços agro-florestais em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio e são dirigidas a contextos microterritoriais com escala adequada para uma gestão florestal activa, racional e resiliente (de melhor rendimento e melhores serviços de ecossistemas)”.
O Executivo destaca que estão já em curso trabalhos para a preparação de candidaturas para a constituição de outras Áreas Integradas de Gestão da Paisagem no concelho.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM