COIMBRA,29 de Setembro de 2021

Serra da Lousã está entre as 47 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem

23 de Julho 2021 Rádio Regional do Centro: Serra da Lousã está entre as 47 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem

A Serra da Lousã vai acolher uma das primeiras 47 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) do país.

Recorde-se que a cerimónia de assinatura dos contratos do programa para a constituição destes instrumentos de gestão de espaços agro-florestais decorreu na passada segunda-feira (19), na Pampilhosa da Serra, tendo sido presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

O Município da Lousã foi representado pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, que assinou o contrato relativo à primeira fase da AIGP Serra da Lousã que terá uma área aproximada de cerca de 900 hectares, onde se estima a existência de cerca de 140 prédios rústicos.

Segundo a autarquia da Lousã, “as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) visam promover a gestão e exploração comum dos espaços agro-florestais em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio e são dirigidas a contextos microterritoriais com escala adequada para uma gestão florestal activa, racional e resiliente (de melhor rendimento e melhores serviços de ecossistemas)”.

O Executivo destaca que estão já em curso trabalhos para a preparação de candidaturas para a constituição de outras Áreas Integradas de Gestão da Paisagem no concelho.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM