COIMBRA,14 de Junho de 2024

Semana do Envelhecimento Activo, Saudável e Participativo assinalada em Coimbra

2 de Outubro 2023 Rádio Regional do Centro: Semana do Envelhecimento Activo, Saudável e Participativo assinalada em Coimbra

Decorre em Coimbra, até sexta-feira, dia 6 de Outubro, a “Semana do Envelhecimento Activo, Saudável e Participativo”, promovida pela Câmara Municipal, no âmbito da celebração do Dia Internacional do Idoso, assinalado ontem, domingo (1).

Ao longo da semana realizar-se-á um conjunto de actividades, organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com o grupo de trabalho das Pessoas Idosas da Rede Social de Coimbra e o Consórcio Ageing@Coimbra.

A semana teve início com a iniciativa “Praça da Saúde e Longevidade”. A actividade, na qual houve a possibilidade de visitar os espaços “Avaliação de Estilos de Vida”; “Capacitação em Saúde”; “Tecnologias e Capacitação Digital” e “Participação e Co-criação”, teve lugar no Parque Verde do Mondego, tendo sido dinamizada pela Secção Centro da Ordem dos Médicos e pelo Consórcio Ageing@Coimbra.

Nos dias 3 e 4, acontecem as “I Jornadas Nacionais de Promoção de um Envelhecimento Activo e Bem-Sucedido”, no Convento São Francisco, entre as 9h00 e as 17h30.

A inscrição é gratuita, mas de carácter obrigatório.

A iniciativa é organizada pelo Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Activo do Município, em conjunto com o grupo de trabalho das Pessoas Idosas da Rede Social de Coimbra.

Pretende-se, com esta actividade, incentivar os municípios e as entidades do sector social à criação de boas práticas na área do envelhecimento activo e bem-sucedido.

Pode a inscrição ser efectuada através do link: https://forms.gle/HmzEp7m2JWNheXas7.

A semana encerra a 6 de Outubro, com a iniciativa “Pedalar sem Idade: Pelo Direito ao Vento nos Cabelos – Apresentação e Demonstração”, a no Parque Verde do Mondego.

A actividade inclui passeios em bicicletas adaptadas (Trishaws) por Coimbra, como forma de combate à solidão e ao isolamento social dos mais idosos e com mobilidade reduzida.

Realizar-se-á uma palestra às 11h00 e outra às 15h00 para a apresentação da associação “Pedalar Sem Idade Portugal”, no Pavilhão Centro de Portugal.

A associação representa, em Portugal, o movimento Cycling Without Age.

Quase meio milhão de pessoas seniores já experimentaram os passeios de trishaw, em 59 países.

A vereadora Ana Corte Vaz explica que “O Município de Coimbra, através do seu Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Activo e a rede de parceiros, tem todas as condições para tornar Coimbra uma cidade mais amiga das pessoas idosas”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM