COIMBRA,16 de Junho de 2024

Semana do Cabrito em Condeixa motiva candidatura para mercado de gado

26 de Abril 2018 Rádio Regional do Centro: Semana do Cabrito em Condeixa motiva candidatura para mercado de gado

Os municípios das Terras de Sicó pretendem criar um mercado de gado regular para escoar a produção de cabritos e permitir a sua certificação, anunciou hoje o presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita.

Segundo o autarca, que falava aos jornalistas na apresentação da sétima edição da iniciativa Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito, a candidatura foi apresentada hoje pela Associação Terras de Sicó ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR).

A candidatura envolve os seis municípios abrangidos pela associação (Condeixa, Ansião, Penela, Soure, Pombal e Alvaiázere), que, no conjunto, representam a criação de cinco mil cabeças de gado, de acordo com Nuno Moita.

Caso seja aprovada a candidatura, no próximo ano deverão ser criados dois mercados, um em Penela, para servir também Condeixa e Soure, e outro para servir Alvaiázere e Ansião.

A aposta neste mercado vai de encontro à intenção do autarca de certificar o cabrito, que a partir de hoje e até ao dia 6 de Maio dá mote ao festival Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito, no qual participam 16 restaurantes.

Em 2017, a iniciativa gastronómica foi responsável por oito mil refeições servidas, metade das quais a visitantes de fora daquele concelho do distrito de Coimbra, número que o presidente do município pretende ver aumentado nesta edição.

O patrocínio do município, explica o autarca, através da oferta de 12 cabritos a cada um dos restaurantes aderentes, permite que refeição completa seja vendida a 12,50 euros, valor “muito abaixo do normal”.

“Começámos com dez restaurantes e o festival tem vindo a evoluir de uma forma considerável e está a consolidar-se na região”, sublinhou Nuno Moita.

Além do cabrito, o festival promove também a escarpiada, um doce típico do concelho, confeccionado à base de massa de pão, açúcar amarelo com canela e azeite, outro dos produtos endógenos dos municípios das Terras de Sicó.

LUSA

[Na foto, João Ataíde, autarca da Figueira da Foz e presidente da CIM Região de Coimbra; Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa; e Manuel Machado, autarca de Coimbra e presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, esta noite no jantar de apresentação da “Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito”]

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM