COIMBRA,18 de Maio de 2024

Sandra Semedo da APCC conquista prata na Taça Internacional de Tricicleta

25 de Julho 2023 Rádio Regional do Centro: Sandra Semedo da APCC conquista prata na Taça Internacional de Tricicleta

Sandra Semedo, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), conquistou uma medalha na Taça Internacional de Tricicleta, realizada na Dinamarca. A atleta, que disputa a classe T72, alcançou a prata na prova dos 800 metros, tendo ainda chegado às finais dos 100, 400 e 1500 metros, cimentando ainda mais o seu nome como um dos maiores da disciplina a nível mundial.

Com estes resultados, Sandra Semedo encerra em alta uma época em que já tinha alcançado outros resultados de grande relevo em representação de Portugal  – com três medalhas nos Jogos Mundiais da IWAS (International Wheelchair and Amputee Sports Federation) – e três títulos de campeã nacional.

A triciclista apresenta agora no seu currículo nesta competição (anteriormente também realizada sob a designação de Campeonato do Mundo) um total de nove medalhas, em quatro participações. Contabilizando todas as competições continentais e intercontinentais em que esteve, já subiu ao pódio por 16 vezes, num palmarés de que constam ainda 34 títulos de campeã nacional e sete recordes de Portugal.

Sandra Semedo, de 35 anos, começou a praticar tricicleta em 2012, realizando todo o seu percurso desportivo na APCC e tendo como treinadora Ana Nunes, que também marca presença na Taça Internacional enquanto seleccionadora de Portugal. Na convocatória para esta prova, teve a companhia dos atletas Ana Cláudia Couto, André Pinto, João Lomar e Samuel Omoruyi.

Na época 20022/2023, esta foi a segunda participação de uma atleta da APCC numa competição internacional, depois de, em meados deste mês, Ana Laura Ferreira ter marcado presença no Campeonato do Mundo de Jovens de Boccia. Em Setembro próximo, esse número subirá para três, quando Matilde Gaspar integrar a Selecção Nacional de natação, que irá disputar o Campeonato da Europa para Síndrome de Down.

As provas da Taça Internacional de Tricicleta 2023 decorreram entre os dias 23 e 25 de Julho, sob a égide da World Abilitysport, entidade cujas organizações fundadoras estiveram na origem do movimento paralímpico. Correspondeu à vertente competitiva do Frame Running Development Camp, que se realizou no município de Frederiksberg e juntou atletas, treinadores e acompanhantes para uma semana de corridas, treinos conjuntos, formação de técnicos e actividades sociais.

A tricicleta é uma disciplina do atletismo adaptado em que os atletas correm com os pés, sentados num equipamento com três rodas e três apoios. É dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afectem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM