Decorreu, ontem, dia 24, a apresentação do jogo de rugby que, dia 9 de Novembro, às 16h00, vai colocar frente a frente, no Estádio Cidade de Coimbra (ECC), a Selecção Nacional e a congénere dos Estados Unidos da América. O lançamento do encontro foi feito pelo presidente do Município, José Manuel Silva, pelo vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Rugby, Carlos Amado da Silva. O desafio da Selecção é voltar a bater os americanos, já o desafio de Coimbra é superar a marca de 14 mil espectadores num jogo em rugby em Portugal, feito alcançado em 2021, precisamente no ECC. José Manuel Silva destacou esta como mais uma oportunidade de poder demonstrar o potencial de Coimbra nacional e internacionalmente.
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra coorganiza esta partida com a Federação Portuguesa de Rugby que, para tal, vai receber um apoio municipal de 50 mil euros, para a cobrir despesas de alojamento, de alimentação e de transferes das duas selecções e do staff, bem como a colocação de faixas alusivas ao Município de Coimbra no ECC. De acordo com o contrato desportivo que enquadra este apoio, aprovado na reunião de Câmara de 21 de Outubro, cabe à Federação Portuguesa de Rugby garantir todos os aspectos logísticos relacionados com as comitivas e assegurar o pagamento dos custos de segurança e de policiamento, a transmissão televisiva do jogo e a montagem da estrutura publicitária.
A Selecção nacional ocupa a 15ª posição do ranking da World Rugby, quatro lugares à frente dos EUA, que estão no 19º lugar. Ambas as selecções marcaram presença no Campeonato do Mundo de 2023, que se realizou em França, tendo inclusive efectuado um jogo de preparação para a competição, em Agosto do ano passado, no Estádio do Algarve, em que Portugal venceu por 46- 20. De resto, a qualificação de Portugal para essa prova ficou assegurada no último lance do último jogo da fase de qualificação, precisamente contra os EUA. A partida terminou empatada 16-16.
Três anos depois, os “Lobos”, como é conhecida a Seleção Nacional, voltam a Coimbra, ao estádio municipal, depois de terem defrontado o Japão, em 2021, naquela que foi a maior assistência de um jogo de rugby em Portugal, cerca de 14 mil pessoas. A equipa treinada pelo neo-zelandês Simon Mannix chega a Coimbra, após ter defrontado, na última janela internacional de Julho, a África do Sul, bicampeões do mundo, a convite dos próprios, num momento histórico para o rugby nacional.
De referir, a propósito, que neste périplo por África, a Seleção nacional, uma semana antes de ter jogado com os “wallabies”, defrontou a Namíbia, em Windhoek, tendo vencido o jogo por 37-22. A próxima viagem dos “Lobos” é a Edimburgo para defrontar a selecção escocesa, no emblemático estádio de Murrayfield.
Para este encontro, vai ainda ser autorizado o estacionamento, no dia 9 de Novembro, entre as 15h30 e as 19h30, na Rua Infanta D. Maria e D. Manuel I, para os autocarros provenientes de todo o país com as equipas de rugby de formação, que irão participar num Convívio Nacional de Rugby nos escalões de sub 6, sub 8, sub 10, sub 12 e sub 14.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM