COIMBRA,17 de Setembro de 2021

Região de Leiria realizou mais de 3.000 sessões para combater insucesso escolar

2 de Abril 2019 Rádio Regional do Centro: Região de Leiria realizou mais de 3.000 sessões para combater insucesso escolar

As equipas multidisciplinares envolvidas num projecto de combate ao insucesso escolar na região de Leiria já realizaram mais de 3.000 sessões de intervenção em crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal.

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), as equipas multidisciplinares contratadas pelos municípios associados já realizaram mais de três mil sessões de intervenção em crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, ao longo do primeiro trimestre do ano lectivo de 2018/2019.

Segundo nota da CIMRL, que integra os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, as equipas são constituídas por 38 técnicos, distribuídos pelas áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Nutrição, Mediação, Sociologia, Psicomotricidade e professores do 1.º ciclo, que trabalham em parceria com os agrupamentos de escolas.

Neste primeiro trimestre do ano lectivo, as sessões incidiram, sobretudo, nas crianças que frequentam o 2.º ano do 1.º ciclo.

“Além da sinalização e acompanhamento das crianças, entre as diversas acções desenvolvidas, ou a desenvolver, pelas equipas multidisciplinares, contam-se sessões de sensibilização para pais, professores e assistentes operacionais, de acordo com os planos de acção de cada equipa, mas também no sentido de colmatar necessidades directamente manifestadas pelos agrupamentos de escolas da região, refere o comunicado da CIMRL.

As equipas multidisciplinares do PIICIE da CIMRL permitiram “reforçar” o apoio a estes alunos, nas várias valências, e “constituem recursos acrescidos para as tarefas educativas, intensificando e articulando o trabalho desenvolvido com as escolas, os serviços municipais de educação e os serviços locais/regionais de saúde”.

Segundo a CIMRL, “apesar do trabalho destes técnicos estar focado na redução do insucesso escolar e na prevenção da saída precoce das escolas, num universo de 13.251 crianças (entre o pré-escolar e o 1.º ciclo), ainda existem perto de três dezenas em risco de abandono escolar e 62 em risco de retenção nas escolas públicas da região de Leiria”.

Esta entidade salienta que antes da chegada destes profissionais às escolas, “o acompanhamento apenas estava a ser efectuado a cerca de 170 crianças (1,4%) e, neste momento, estão a ser acompanhadas cerca de 800 crianças (6%)”.

A comunicação oral e escrita é a área em que as crianças sentem maiores dificuldades, constata a CIMRL, que revela que as reuniões das equipas se realizam trimestralmente, de forma rotativa, entre os dez municípios da CIMRL.

Os encontros têm “como principal objectivo a partilha de conhecimentos e de práticas dos técnicos e o acompanhamento e avaliação do trabalho desenvolvido por uma equipa de investigadoras da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria”.

O PIICIE resulta de uma candidatura da CIMRL ao Programa Operacional Centro 2020, sendo co-financiado pelo Fundo Social Europeu.

LUSA

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM