COIMBRA,28 de Novembro de 2023

Região de Coimbra organiza dois eventos para promover a gastronomia

13 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Região de Coimbra organiza dois eventos para promover a gastronomia

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra organizará dois eventos, em Coimbra e em Condeixa-a-Nova, a fim de “afirmar a gastronomia, a cultura e o turismo” da região.

“Com os eventos agora apresentados, encerramos o primeiro capítulo da estruturação de produtos turísticos da Região de Coimbra”, sendo que, após este trabalho, “chegou-se à fase da venda”, disse um vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Raul Almeida.

Um dos eventos, intitulado “Região de Coimbra: lugares únicos, experiências memoráveis”, decorre no dia 22 e 23, no PO.RO.S (Museu Portugal Romano em Sicó), em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra.

Trata-se de um seminário sobre produtos turísticos da região, dirigido a operadores turísticos.

A ideia é fomentar a promoção e comercialização dos produtos e recursos turísticos e ainda o desenvolvimento e implementação de produtos turísticos integrados, suportados nos recursos distintivos e diferenciadores da região de Coimbra.

Já o Festival Coimbra Região Gastronómica, a realizar de 24 a 26, no Jardim da Sereia, em Coimbra, incluirá ‘showcookings’, provas de vinho comentadas e animação musical.

Os ‘chefs’ Cática Goarmon, João D’Eça Lima, Flávio Silva, João Quaresma e Paulo Queirós vão marcar presença no certame.

No festival, num espaço 5.000 metros quadrados, vão estar representados os 19 municípios da Região de Coimbra, no mercado de produtos endógenos.

O evento incluirá quatro ‘talks’, com mais de 15 oradores, e ainda restaurantes onde os visitantes podem degustar dos pratos tradicionais dos municípios que integram a comunidade.

Estes dois eventos “querem afirmar e vão contribuir para afirmar […] a gastronomia, a cultura e o turismo da região de Coimbra”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

O secretário executivo da CIM, Jorge Brito, frisou que o Festival Coimbra Região Gastronómica vai permitir “uma verdadeira viagem pelos 19 municípios da Região de Coimbra, sem sair do concelho de Coimbra”.

Integram a Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua, dos distritos de Aveiro e de Viseu, respectivamente.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM