COIMBRA,29 de Setembro de 2021

Rega da Oliveira assinala Dia do Serviço Nacional de Saúde

14 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: Rega da Oliveira assinala Dia do Serviço Nacional de Saúde

Decorre amanhã (15) a cerimónia da rega da “Oliveira SNS”, pelas 18h00, no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, de forma a assinalar os 42 anos do SNS.

A acção continua a perdurar cumprindo a promessa feita a António Arnaut de perpetuar a luta pela defesa do SNS (o seu mais belo poema).

A “Oliveira SNS” é o símbolo de resistência e de esperança na vitalidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), essencial a todos nós, e à concretização do sonho de António Arnaut de “construir uma sociedade mais livre, justa e solidária”. Ao celebrar mais esta efeméride, esta é também uma forma de recordar um dos principais protagonistas da criação formal do SNS e que o defendeu sempre, de forma acérrima, quer na sua actividade cívica, política e literária. Este é, também, um momento de homenagem à memória de todos os intervenientes na defesa do SNS, e em especial aos seus criadores.

É desde o dia 15 de setembro de 2009, por ocasião dos 30 anos do SNS, que a plantação e a rega da oliveira assinala a importante data, graças à iniciativa da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) em parceria com a extinta LAHC (Liga dos Amigos do Hospital dos Covões).

Desde então, e todos os anos, António Arnaut fez questão de acompanhar o ritual da rega da oliveira. Em 2014, a iniciativa conta com a parceria da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

A última vez que o António Arnaut acompanhou esta rega simbólica foi a 15 de Setembro de 2017, fazendo prometer às entidades presentes que tudo seria feito para perpetuar este símbolo do Serviço Nacional de Saúde. Refira-se que, entretanto, a LAHUC encetou em 2019 (40.º aniversário do SNS) um movimento cívico da plantação da “Oliveira SNS” em todos os municípios (continente e ilhas) para que, no dia 15 de Setembro se fizesse simbolicamente a rega de uma “Oliveira SNS”.  Devido à covid-19 este projecto ficou suspenso, no entanto a LAHUC dá conta de que será retomado oportunamente.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM