3 colheres (sopa) de café forte (em temperatura ambiente)
açúcar de confeiteiro a gosto para servir
figos a gosto para servir
creme batido a gosto para servir
Preparação:
Separe 4 formas individuais de 7 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Corte 4 tiras de papel manteiga de 30 cm de comprimento e 8 cm de altura.
Envolva a parte de fora das formas com as fitas de papel manteiga e prenda com um elástico – a ideia é montar uma parede acima da borda da forma para sustentar o suflê enquanto firma no frigorifico.
Leve uma panela média com água a lume médio – ela vai ser usada para o banho maria. Pique 300 g de chocolate amargo em pedaços pequenos e coloque numa tigela grande de vidro (ou inox).
Encaixe a tigela na panela e mexa com uma espátula até o chocolate derreter completamente. Reserve para amornar.
Enquanto isso, numa tigela pequena parta 4 ovos, um de cada vez, separando as claras das gemas. Transfira as claras para a tigela da batedeira e reserve as gemas.
Comece a bater as claras em velocidade baixa e vá aumentando assim que começarem a espumar.
Junte as gemas e 3 colheres de sopa de café ao chocolate derretido e mexa com um batedor de arame – nesse momento o chocolate endurece um pouco, é assim mesmo, basta continuar a mexer até formar um creme liso.
Adicione ? das claras em neve ao creme de chocolate e mexa bem com o batedor. Acrescente o restante das claras e misturando delicadamente com uma espátula.
Com uma concha, distribua a base do suflê de chocolate nas formas, deixando cerca de 1,5 cm de creme acima da borda. Leve ao frigorifico para firmar, no mínimo, 4 horas (se preferir, prepare no dia anterior).
Na hora de servir retire o papel manteiga, com cuidado para o suflê não rachar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto e sirva com creme batido e figos frescos ou outra fruta.