COIMBRA,18 de Setembro de 2021

Raimundo Fernandes apresenta no Exploratório “um olhar sobre a demência”

19 de Agosto 2021 Rádio Regional do Centro: Raimundo Fernandes apresenta no Exploratório “um olhar sobre a demência”

O Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra prosseguem este sábado (21), às 18h00, o ciclo Conversar é o melhor Remédio, com o neurocirurgião Raimundo Fernandes a apresentar “um olhar sobre a demência”. A sessão realiza-se no espaço exterior do Exploratório, com entrada livre e no cumprimento das medidas de segurança recomendadas pela DGS.

 A um neurocirurgião é-lhe permitido entrar e ver o cérebro e, também por isso, as demências reversíveis são uma das suas especialidades. Casos há em que a demência se instala tão só porque se provocou uma desorganização interna, que urge ser corrigida pela cirurgia e logo tudo volta ao que era antes. Mas, também há muitos outros casos em que o processo de demência é irreversível, evoluindo com menor ou maior velocidade e, também aqui, o neurocirurgião Raimundo Fernandes tem algo a dizer.

A sua experiência e prática acumuladas fazem de Raimundo Fernandes um contador de histórias e alguns desses contos vão ser agora partilhados em mais uma sessão do ciclo Conversar é o Melhor Remédio, iniciativa em parceria com o Centro cirúrgico de Coimbra. O próximo encontro está marcado para este sábado (21), pelas 18h00, no espaço exterior do Exploratório.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Raimundo Fernandes foi bolseiro da Fundação Gulbenkian para investigação em débitos cerebrais, em Londres. É chefe de serviço de Neurocirurgia desde 1979 e diretor do serviço desde 2000. Raimundo Fernandes foi vice-presidente e presidente da Sociedade Luso-Espanhola de Neurocirurgia durante dois anos, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia durante três anos. Integrou a comissão diretiva do Serviço de Urgência, Comissão Médica e Comissão de Integração Médica dos Hospitais da Universidade de Coimbra durante três anos.

O ciclo Conversar é o melhor Remédio, parceria do Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019 e 2020, neste ano já com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2021, foi retomado e está a decorrer desde junho, com as necessárias medidas de segurança e as sessões anunciadas em cada mês.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM