COIMBRA,24 de Setembro de 2025

Radar Social de Coimbra identificou 121 situações de vulnerabilidade em 9 meses

22 de Setembro 2025 Rádio Regional do Centro: Radar Social de Coimbra identificou 121 situações de vulnerabilidade em 9 meses

Na reunião do Executivo Municipal, segunda-feira, vai ser apresentado o primeiro relatório intercalar do projecto Radar Social de Coimbra, referente ao período de Outubro de 2024 a Julho de 2025.

A iniciativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objectivo sinalizar e encaminhar de forma célere situações de vulnerabilidade social no concelho, através de uma equipa técnica multidisciplinar. Em nove meses, foram registadas 121 sinalizações.

Durante os primeiros nove meses de atividade, o Radar Social registou 121 sinalizações, correspondentes a 72 pessoas e 49 famílias, abrangendo 202 munícipes. As situações foram identificadas em 17 das 18 freguesias do concelho, com maior incidência em territórios urbanos.

Segundo o relatório, as dificuldades económicas surgem como principal motivo de sinalização (44 casos de insuficiência de rendimentos e 13 de ausência de rendimentos), seguidas da solidão e isolamento (16), ausência de cuidadores (9), problemas habitacionais (8) e risco de despejo (6). As situações de rua e de violência doméstica também constam do levantamento, embora em menor número.

A origem das sinalizações reflecte o envolvimento da comunidade e das instituições locais: 41 sinalizações foram feitas por serviços públicos e entidades parceiras, 31 por cidadãos e 30 por associações locais, incluindo de apoio social e voluntariado. Também se registaram contactos por familiares (13), vizinhos (3) e de forma anónima (2). O e-mail foi o canal mais utilizado (74 sinalizações), seguido do formulário online e do atendimento presencial.

Apesar de alguns constrangimentos iniciais, como o arranque faseado da equipa e o acesso tardio à aplicação nacional de registo, o projecto tem vindo a consolidar-se, apoiado na articulação com a Rede Social de Coimbra e os seus parceiros.

Das 121 sinalizações, 68 foram já encaminhadas para resposta adequada, 22 encerradas (por ausência de consentimento, duplicação ou ausência de vulnerabilidade) e 31 encontram-se em acompanhamento. A maioria das pessoas sinalizadas são mulheres com mais de 70 anos, evidenciando um padrão de fragilidade acrescida entre a população idosa.

O Radar Social de Coimbra integra-se na estratégia de desenvolvimento local e visa reforçar a capacidade de actuação em rede, promovendo o conhecimento do território, a mobilização dos recursos existentes e a construção de respostas integradas.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM