A apresentação pública do projecto “Quiaios, um lugar de histórias”, promovido pela Junta de Freguesia de Quiaios, decorreu na sexta-feira (17). A iniciativa tem como propósito criar condições e ferramentas, facilmente entendíveis, que possibilitem contar as histórias do território e das suas pessoas, dos seus patrimónios e identidades, que se traduzam em experiências sensoriais diferenciadoras.
O projecto, financiado pelo PDR2020, prevê ainda a recuperação e refuncionalização do palheiro típico construído em madeira de pinho, em 2006, na Praia de Quiaios, convertendo-o num centro interpretativo que sirva de “porta de entrada” para exploração do território e do seu património. O edifício que, numa das alas reconstitui uma casa típica de pescadores, irá acolher uma nova exposição permanente com conteúdos multimédia. A eficiência energética e a instalação de dispositivos de segurança também estão contempladas na candidatura aprovada. Numa perspectiva evolutiva, o presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Ricardo Santos, focou o potencial daquele espaço no acolhimento aos visitantes do futuro Geoparque do Atlântico.
A produção de conteúdos, cientificamente validados e adaptados aos suportes de comunicação online e offline, é uma das apostas. A compilação do conhecimento já existente nas áreas do património natural, edificado e gastronómico e a recolha da dimensão imaterial do saber, “preservando as vozes que materializam a tradição oral”, estará a cargo da antropóloga Frederica Jordão. A investigadora, presente na sessão de apresentação, sublinhou a “importância do envolvimento da comunidade” para o sucesso deste e “de qualquer projecto de dinamização cultural. São as pessoas do território que melhor o conhecem. O objectivo é activar esse conhecimento para a criação de novas experiências exploratórias do património local”.
Ricardo Santos anunciou ainda que o projecto contempla a criação de uma nova marca identitária para a Freguesia de Quiaios, o desenvolvimento de uma plataforma web, que disporá de “recursos interactivos para uma melhor experiência de visitação e de exploração”, e a identificação do património edificado. “Será colocada sinalética com possibilidade de acesso a informação mais detalhada, através da leitura de um QR Code”, informou o autarca.
Converter as histórias das pessoas e do património em programas de experiências históricas, culturais e gastronómicas, que envolvam a comunidade e atraiam visitantes, é o objectivo último da Junta de Freguesia de Quiaios.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM