COIMBRA,24 de Junho de 2021

Queijo da Serra da Estrela com quebra de 60 por cento nas vendas

7 de Dezembro 2020 Rádio Regional do Centro: Queijo da Serra da Estrela com quebra de 60 por cento nas vendas

A venda de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP) Serra da Estrela regista quebras na ordem dos 60 por cento, na sequência da pandemia provocada pela covid-19, garantiu hoje a Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo da Serra da Estrela.

“Face à redução drástica das vendas das queijarias nossas associadas, registamos uma quebra superior a 60 por cento e estamos a entrar numa fase crítica da nossa actividade. Caso não seja efectuada uma inflexão agora, durante o mês de Dezembro, com as vendas do Natal, no limite, todo o circuito associado à produção do queijo Serra da Estrela DOP pode ser posto em causa”, alertou a Direcção daquela associação.

A Cooperativa explica que “a situação está relacionada com o cancelamento das múltiplas feiras e eventos em todo o país, que noutros anos garantiam vendas significativas”.

“Com a actual crise pandémica, a grande maioria dos pastores, dos produtores de leite e queijo da Serra da Estrela estão a braços com uma crise sem precedentes”, afirmou a Estrelacoop, adiantando que “há excesso de produto e matéria-prima resultante do decréscimo de escoamento nos canais de vendas e divulgação”.

Lembrando que há 27 queijarias com selo DOP e 125 pastores com rebanhos na Serra da Estrela totalmente dependentes da actividade, aquela associação ressalvou o “papel crucial” dos consumidores no momento da compra e deixou um apelo para que estes optem pelo produto com selo DOP e que o juntem nas suas mesas de Natal. “Comprar Queijo Serra da Estrela DOP é garantir que um património colectivo é valorizado e a identidade de toda uma região respeitada”, sublinhou a Cooperativa.

Recorde-se que a região demarcada de produção do Queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios, entre os quais Oliveira do Hospital e parte do concelho de Tábua, sendo que a Estrelacoop está sediada em Celorico da Beira, no distrito da Guarda.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM