A Sala B do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, acolhe a partir de hoje (22 e até 31 de Outubro) a estreia de “Quarto Escuro de Goethe”, uma performance-instalação imersiva que convida o público a ver para além do olhar, através de um jogo de luzes, sombras e sons.
Criada por Eunice Gonçalves Duarte, artista e investigadora doutoranda em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, a obra propõe uma experiência sensorial e filosófica que cruza arte, ciência e pensamento. “Nesta performance-instalação é construído um dispositivo para uma dramaturgia da luz. A luz é o elemento principal desta peça”, explica a criadora.
Inspirada em “Teoria das Cores”, de Johann Wolfgang von Goethe, a instalação parte das experiências empíricas do poeta e cientista alemão sobre a natureza da luz e da cor. “Quando descobri este manual de experiências, quis realizá-las. E foi por aí que o trabalho cresceu”, conta Eunice Gonçalves Duarte.
A artista replicou as experiências de Goethe e percebeu que “o fenómeno da manifestação das cores está ligado à luz e à junção entre luz e escuro”. Assim nasceu o “quarto escuro”, um espaço sensorial onde cada espectador é desafiado a experimentar a transformação constante entre o visível e o invisível. “Se estivermos num determinado ponto, vemos um efeito; se mudarmos de posição, vemos outro. É uma obra sobre a transformação e a percepção”, acrescenta.
Com duração de 20 minutos e entrada livre, cada sessão está limitada a duas pessoas, que são convidadas a entrar num quarto escuro, colocar auscultadores e mergulhar num universo de cor, som e sombra. A peça decorre em ‘loop’ contínuo, entre as 17h00 e as 20h00, durante todo o período de exibição.
Depois da estreia em Coimbra, o projecto seguirá para o Goethe-Institut de Lisboa, em Março do próximo ano, e tem já agendada itinerância por Penafiel e pelo Teatro-Cine de Gouveia.
O “Quarto Escuro de Goethe” expande-se ainda para além do espaço expositivo, através de um ciclo de podcasts que prolongam a reflexão entre arte e ciência. O primeiro episódio será lançado a 4 de Novembro, com a participação da física Benilde Costa, dedicado à actualização do capítulo das Cores Químicas da obra de Goethe.
O projecto inclui também acções pedagógicas e visitas escolares, durante as quais a equipa artística partilhará com alunos e professores os princípios da Teoria das Cores e a forma como a arte pode dialogar com o pensamento científico.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM