Uma queixa criminal por abuso de poder e uma acção de âmbito administrativo vão ser interpostas pelo PSD e pela União de Freguesias (UF) de Coimbra contra o presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado.
Em causa, segundo foi hoje anunciado em conferência de Imprensa, está o não cumprimento das transferências de competências para as UF de Coimbra, assim como sucede com a UF de Souselas e Botão, que as requereram de acordo com o Decreto-Lei 57/2019 de 30 de Abril e ainda não foram concretizadas.
De acordo com o presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PSD, Carlos Lopes, a queixa contra Manuel Machado, enquanto presidente da Câmara Municipal, vai ser apresentada junto do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) por “crime de abuso de poder, violando os deveres inerentes às suas funções, com a intenção de causar prejuízos” às Freguesias em causa.
Segundo Carlos Lopes, está em causa “uma questão política, mas também criminal”, por existir “fortes indícios de tratamento desigual entre órgãos autárquicos, de prepotência e partidarite aguda”, numa referência à actuação do socialista Manuel Machado em relação à UF de Coimbra, liderada por João Francisco, do PSD, e à UF de Botão e Souselas, presidida por Rui Soares, do movimento ‘Somos Coimbra’.
“Estranhamos o silêncio envergonhado do presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Jorge Veloso (PS), e que lidera a Junta da UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, em relação ao que se passa em Coimbra, e pedimos a demissão do presidente da Câmara, Manuel Machado, e da Associação Nacional de Municípios, por não cumprir a lei”, declara Carlos Lopes.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM