A Assembleia de militantes do PSD de Cantanhede aprovou a recandidatura de Helena Teodósio à presidência da Câmara nas próximas eleições autárquicas.
Aprovado por unanimidade, o parecer do plenário já foi comunicado à Comissão Política Distrital e à Comissão Política Nacional dos sociais-democratas, que deverão agora ratificar e homologar a recandidatura da actual líder do executivo camarário cantanhedense.
Segundo o PSD “o desfecho da votação na Comissão Política Concelhia e o parecer do plenário foi o que há muito se antecipava, face ao amplo reconhecimento do valor político da liderança da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, uma liderança que de resto faz dela uma destacada autarca do PSD e explica o facto de ser actualmente conselheira nacional do partido”.
Congratulando-se “com o reiterado apoio dos militantes de Cantanhede à recandidatura, o que naturalmente pesou muito na decisão em avançar para um novo mandato”, Helena Teodósio confessou que “o factor determinante para essa decisão foi o sentimento de que os munícipes apreciam e valorizam o modo como toda a equipa tem exercido a sua função”.
“Acredito que consolidei uma relação de confiança muito forte com as pessoas, com as Juntas de Freguesia, associações e empresas e sinto que esperam de mim a continuidade do trabalho que tem sido desenvolvido por este executivo e pela excelente equipa de funcionários da autarquia, pelo que eu não podia de modo nenhum defraudar essas expectativas”, afirmou.
A autarca considera que “os últimos quatro anos foram bastante exigentes e desafiantes, sobretudo devido à assunção das novas competências transferidas da Administração Central e da gestão dos fundos comunitários”. “Adaptar e preparar organicamente os serviços para essa nova realidade foi um grande desafio, mas conseguimos superá-lo com excelentes resultados em todas as vertentes, ao mesmo tempo que foi desencadeado um programa de investimentos sem paralelo na história do Município”, referiu, sublinhando “a importância das obras em infra-estruturas e equipamentos colectivos nas áreas da educação, da saúde, da acção social, rede viária entre outras”.
Segundo a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, “a sua recandidatura é também para coordenar a conclusão de algumas dessas obras que ainda estão em curso e também para conduzir os processos de várias candidaturas que estão a ser ultimadas tendo em vista financiamento para mais um importante pacote de investimentos”.
Natural de Covões, onde reside, Helena Teodósio é licenciada em Economia, em História e em Gestão e Administração Pública, e tem uma pós-graduação em Direito da Banca, Bolsa e Seguros. Do ponto de vista profissional, integra os quadros do Banco de Portugal, tendo interrompido a sua carreira na instituição para abraçar a actividade autárquica na Câmara Municipal de Cantanhede, como vereadora no mandato de 2002 a 2005. Seguiram-se 12 anos como vice-presidente da autarquia, percurso político que culminou com a sua eleição como Presidente da Câmara em 2017.
Actualmente, Helena Teodódio é também presidente do Conselho de Administração da Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia, vogal do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, vice-Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região da Coimbra – CIM RC, membro do Conselho Regional da CCDRC Centro, membro efectivo do Comité Directeur du Conseil des Communes et Régions d’Europe, vice-presidente do Conselho de Administração do Centro de Serviços do Ambiente – CESAB e vice-Presidente da Direcção da Associação da Rota da Bairrada, entre outros cargos.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM