A viatura do projecto Vida+Móvel vai estar amanhã em Soure, em mais uma data-extra em relação à programação inicial, que confirmam “o sucesso” do programa no território de Sicó, referem os promotores.
Durante três semanas, o projecto, que começou no passado dia 4, teve como missão proporcionar um serviço de proximidade na promoção da saúde e prevenção da doença em zonas isoladas e envelhecidas do interior do país, com dificuldade no acesso à inovação e serviços personalizados de aconselhamento em saúde e bem-estar.
Amanhã (23) a viatura Vida+ Móvel estará em Soure, na Feira de S. Mateus, entre as 13h00 e as 19h00.
Coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC) e o Centro Médico e Universitário de Groningen (Holanda), o HeaLIQs4Cities (Healthy Lifestyle Innovation Quarters for Cities and Citizens) trata-se de um projecto apoiado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) que promove estilos de vida saudáveis, envolvendo cidadãos, universidades, empresas e governos locais da Dinamarca, Espanha, Holanda e Portugal.
Quem visitar a carrinha Vida+ Móvel começa por responder a um questionário de avaliação do estilo de vida – desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da UC – e avaliar gratuitamente alguns parâmetros fisiológicos do corpo, como peso, equilíbrio, pressão arterial, função pulmonar, frequência cardíaca, tempo de reacção e flexibilidade.
Para lá do relatório que cada participante recebe da avaliação, é efectuado um acompanhamento personalizado através de recomendações sobre hábitos saudáveis e estratégias para um envelhecimento mais activo e saudável. A importância de alimentação equilibrada, exercício físico regular, interacção social e saúde mental serão as vertentes exploradas para que o cidadão entenda a importância de diminuir factores de risco associados a doenças cardiovasculares e metabólicas (obesidade, diabetes, fígado gordo ou hipertensão) e de carácter inflamatório e degenerativo (depressão e demência), que podem ser prevenidas, e até mesmo atenuadas, com a adopção de um bom estilo de vida.
Integrada na equipa multidisciplinar formada para esta iniciativa, Paula Santana, coordenadora da equipa de Geografia da Saúde, destaca que o “projecto Vida+Móvel nas aldeias das Terras de Sicó proporciona aos habitantes deste território a oportunidade de tomar opções mais informadas e, em consequência disso, mais saudáveis relativamente aos seus estilos de vida”. Refere ainda que “nestas áreas geográficas vive população maioritariamente envelhecida e vulnerável, com mobilidade reduzida, muitas vezes isolada socialmente, com dificuldades de acesso aos centros urbanos, onde acontecem mais frequentemente acções de prevenção da doença e da promoção da saúde”. Simultaneamente, este projecto permite que “os diversos actores locais obtenham informação privilegiada sobre as condições do ambiente local e os seus impactos na saúde dos habitantes, promovendo a maior interacção entre os cidadãos, a academia e actores locais”.
Jornal Terras de Sicó
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM