COIMBRA,21 de Abril de 2025

Projecto Radar Social já está em funcionamento na Pampilhosa da Serra

18 de Outubro 2024 Rádio Regional do Centro: Projecto Radar Social já está em funcionamento na Pampilhosa da Serra

O projecto Radar Social já se encontra em funcionamento no concelho de Pampilhosa da Serra, com o objectivo de georreferenciar pessoas em situação de vulnerabilidade social. A apresentação pública do projecto ocorreu no dia 16 de Outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, liderada pela vice-presidente da Câmara e responsável pela área Social, Alexandra Tomé.

Este projecto, que terá a duração de 27 meses e abrangerá todo o território do concelho, surge como resposta a um desafio do Plano de Recuperação e Resiliência lançado aos municípios, visando fortalecer a capacidade de intervenção das entidades da Rede Social local. Alexandra Tomé salientou a importância de não desperdiçar a oportunidade de candidatar-se a esta iniciativa.

A implementação do Radar Social será realizada por uma equipa composta por um técnico de sociologia e um técnico de geografia e planeamento, com foco em duas dimensões principais do Plano de Acção: sinalização e encaminhamento. A primeira fase consiste na identificação de casos de pessoas, grupos ou famílias em situação de vulnerabilidade, devido a problemas de saúde, habitação, risco de pobreza, exclusão ou discriminação, entre outros, conforme explicou Diogo Lopes, coordenador e técnico do projecto.

A comunidade e as entidades locais desempenham um papel crucial nesta fase, uma vez que podem reportar casos identificados à equipa do Radar Social. O presidente da Câmara, Jorge Custódio, enfatizou que o objectivo não é invadir a privacidade das pessoas, mas sim construir uma rede de informação que permita resolver os problemas de vulnerabilidade rapidamente. “Enquanto sociedade todos nós temos uma parte a fazer”, reforçou.

Após a validação da sinalização pelos técnicos e obtido o consentimento, a segunda fase do projecto envolve o encaminhamento das pessoas sinalizadas para serviços locais, como a Segurança Social, o SAAS, a GNR, o IEFP, e os Serviços de Saúde, conforme as necessidades específicas de cada caso.

O processo no Radar Social é encerrado quando se verifica uma das seguintes situações: ausência de vulnerabilidade social; vulnerabilidade não grave sem consentimento; ausência de consentimento; vulnerabilidade grave sem consentimento, sinalizando para a Saúde Pública ou Ministério Público; impossibilidade de localizar as pessoas sinalizadas; ou se a situação já está em acompanhamento.

A equipa do projecto pode ser contactada através do e-mail radar.social@cm-pampilhosadaserra.pt ou, provisoriamente, através do contacto geral da Câmara Municipal (239 590 320).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM