COIMBRA,24 de Fevereiro de 2024

Projecto internacional destaca trabalho do Parque Biológico na inclusão turística

7 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Projecto internacional destaca trabalho do Parque Biológico na inclusão turística

A Escola Profissional Beira Aguieira (EBA), localizada em Penacova, demonstrou o seu compromisso com a inclusão no sector do turismo ao realizar uma visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, como parte do Projecto Erasmus+ KA229 “Para um Turismo Consciente e Inclusivo na Europa”. A EBA, que também coordena o projecto, teve a oportunidade de partilhar boas práticas relacionadas ao turismo inclusivo e sustentável com escolas parceiras que participaram da visita.

Professores e alunos de várias cidades, incluindo Bulgária, Espanha, Grécia, Itália e Lituânia, juntamente com representantes de Penacova, ficaram impressionados com a inclusão e inovação encontradas no Parque Biológico. O local é considerado a maior exposição de biodiversidade e biofilia do país, além de ser a principal atracção turística da região central.

“Mais de 50 pessoas integravam o grupo, todas elas motivadas e curiosas para conhecer o Parque Biológico da Serra da Lousã”, declarou Mailing Méndez, professora de Inglês e Espanhol, Embaixadora da eTwinning School e membro da Equipa Internacional de Projectos.

Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de observar antigas profissões quase extintas, como oleiros, cesteiros, tecelões e sapateiros, e interagir com os usuários que praticam e aprendem esses ofícios tradicionais, promovidos e preservados diariamente pelo Museu Vivo de Artes. Eles também se encantaram com a magia dos animais do parque, como Sandro e Berta, os ursos pardos, e a majestosidade dos linces ibéricos. O ponto alto foi a simpatia de Chico, o burro mais antigo do Parque. A coordenadora do projecto expressou sua gratidão pela acolhida calorosa da equipe do Parque Biológico e pelo guia Francisco.

O Projecto Erasmus+ KA229 tem como principais objectivos a troca de boas práticas, especialmente na área do turismo sustentável, a preservação da região e a promoção da Escola Profissional Beira Aguieira como uma escola internacional eco-friendly, bem como de empresas, instituições e organizações locais que promovam essas boas práticas.

A Fundação ADFP, responsável pelo Parque Biológico, destaca a importância da divulgação e do reconhecimento internacional do trabalho que vem sendo realizado, enfatizando a relevância no âmbito educacional, como promotora das tradições e ofícios do país, como uma entidade empregadora inclusiva e ecléctica, e como um modelo de instituição com um projecto de turismo com propósito social, cada vez mais visitado e valorizado.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM