O projecto Gerador a Água, desenvolvido por Daniel Silva, estudante do Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), conquistou o primeiro lugar na 20.ª edição do Concurso Regional Poliempreende. Este feito permitirá ao projecto representar o IPC na final nacional, que terá lugar durante a Semana do Empreendedorismo, entre 2 e 5 de Setembro de 2024, na Universidade da Madeira.
O Gerador a Água é uma inovação no campo da energia, consistindo num gerador com motor de combustão interna que utiliza hidrogénio como combustível. Esta solução sustentável, limpa e económica promete revolucionar a produção de energia, oferecendo uma alternativa viável e amiga do ambiente.
O segundo lugar do concurso foi atribuído ao projecto PoppyInk, uma caneta sustentável feita com materiais biodegradáveis e pigmentos naturais. O terceiro lugar foi conquistado pelo projecto Movital, uma plataforma destinada a auxiliar na prevenção de quedas em idosos.
Os três projectos vencedores foram premiados com serviços de incubação no INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra, além de prémios monetários. A equipa do Gerador a Água recebeu dois mil euros, o projecto PoppyInk mil e quinhentos euros e o projecto Movital mil euros.
Nesta final regional do Poliempreende, participaram dez equipas que apresentaram os seus projectos a um júri composto por representantes do IPC, do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, do Instituto Pedro Nunes e da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, entidades parceiras do INOPOL.
Sara Proença, directora do INOPOL e coordenadora do programa Poliempreende no IPC, destacou a importância deste concurso, afirmando: “Há 15 anos que o Politécnico de Coimbra, no âmbito da rede Poliempreende, trabalha de forma articulada e colaborativa com o objectivo de promover o mindset empreendedor na comunidade académica e estimular a criação de projectos inovadores de vocação empresarial. Este esforço contínuo visa colocar ao serviço das pessoas e do desenvolvimento económico o conhecimento gerado diariamente no universo IPC e, simultaneamente, potenciar a empregabilidade dos nossos diplomados.”
O Concurso Regional Poliempreende é reconhecido como a maior rede de promoção do empreendedorismo no ensino superior politécnico em Portugal, incentivando a criação de projectos que aliam inovação e sustentabilidade ao desenvolvimento económico e social.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM