COIMBRA,2 de Março de 2024

Primeiro autocarro do Metrobus vai embarcar da China para Coimbra

9 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: Primeiro autocarro do Metrobus vai embarcar da China para Coimbra

A Metro Mondego [MM] anunciou esta quinta-feira que o protótipo do primeiro autocarro do Sistema de Mobilidade do Mondego [SMM] está pronto para ser embarcado na China, onde a frota está a ser produzida.

Inicialmente prevista para Dezembro de 2023, a entrega do autocarro foi adiada fruto da opção de instalar o sistema de guiamento óptico em fábrica. O processo de instalação e calibração desse sistema determinou o momento em que o veículo está em condições de ser embarcado, o que deverá acontecer nos próximos dias.

“Oportunamente a MM dará nota da data do embarque do veículo e da data estimada para a sua chegada a Portugal, após a qual será iniciada a fase de testes de integração no SMM, a realizar no troço Serpins – Alto de São João. Estes prazos não colocam em causa a data para entrada em operação da primeira fase do sistema, que se mantém prevista para o final deste ano”, refere a Metro Mondego.

Os autocarros, articulados, eléctricos e com cerca de 18 metros de comprimento, bem como o sistema de carregamento de baterias foram adjudicados pela MM à empresa Energia Fundamental – Mobilidade Eléctrica Lda., correspondendo a um investimento de 40,5 milhões de euros em veículos e equipamentos, a que acresce um encargo de 12,7 milhões de euros, relativos aos serviços de manutenção durante os 15 anos de vida útil dos veículos.

A frota prevista para o início da operação integra 35 autocarros, existindo ainda a opção de aquisição de um máximo de 5 autocarros adicionais, a qual poderá posteriormente ser exercida pela MM.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM